Livro do dia: Os octonautas e o peixe tristonho

Livro do dia: Os octonautas e o peixe tristonho

Posted by Kátia

Atenção, chamando todos os octonautas! Tenho uma coisa muito importante a dizer sobre o livro de hoje: ele é demais!!! Bom, acho que já perceberam o quanto sou fã da série Octonautas e é claro que não poderia deixar de indicar os livros da série aqui. Sempre dispostos a ajudar e a desvendar os mistérios do Ártico, desta vez eles fazem de tudo para animar um peixe que aparenta a mais profunda tristeza. Uma bela história para comemorar o Dia Mundial dos Oceanos.

Se durante a série (que é exibida no canal Discovery Kids) eu anseio por “fazer um relatório de espécie”, aqui posso olhar demoradamente para cada detalhe do rico oceano no qual vivem os Octonautas. A dupla criadora da série, chamada simplesmente de Meomi, imprime nas páginas muitas formas arredondadas e acolhedoras, coloridas. Há também as minúsculas e impressionantes formas de vida e todas as outras particularidades que só encontramos no fundo dos mares. 

É uma série muito inteligente e informativa, para todas as idades. Eu, por exemplo, só fui descobrir agora o que é um blobfish. Peixe dos mais esquisitos, que vive nas profundezas e em raras vezes é vista pelos homens. E tudo graças aos Octonautas! Os oito personagens principais são adoráveis, cada um com sua especialidade e função dentro do octomódulo, que é a “casa” dos personagens no fundo do mar. 

O capitão do navio é Polar, o urso. Há o enfermeiro Pepe, o professor Sabedor, a engenheira mecânica Perita, o doutor Shellington, a supervisora de comandos Dashi e o mascote cozinheiro Victor. Mas o melhor de todos é, de longe, o tenente Kwazii. Um gato aventureiro, intrépido, um ex-pirata que adora lutar com espadas e apostar corridas. Kwazii arrasa! “Nós já terminamos...podem descansar (clap, clap), em breve voltaremos!” 

Os octonautas e o peixe tristonho
Autores: Meomi
Editora: Caramelo
Temas: Amizade; Natureza
Faixa etária: À partir de 04 anos 

Assista também: Mais um filme adorável do Studio Ghibli, Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar (Gake no ue no Ponyo, 2008) é a história de uma peixinha rebelde que faz amizade com um menino humano, despertando a ira de seu pai, o hilário feiticeiro Fujimoto. Nem preciso dizer que amo, certo?