Livro do dia: Frida

Livro do dia: Frida

Posted by Kátia

E começa o mês da artes plásticas, oba!!! Hoje é aniversário da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954), uma de minhas maiores inspirações, logo o livro do dia é uma adaptação de sua surpreendente história. Frida nasceu em Coyoacán, e morava numa casa azul. Aos sete anos contraiu poliomelite, o que a deixou de cama por nove meses. Foi então que ela aprendeu a desenhar, sozinha. Isto fez com que ela não ficasse tão triste. 

O pai de Frida, Guillermo, era pintor e fotógrafo profissional. Ele trabalhava retocando fotos e ensinou Frida a pintar. Aos dezoitos anos, Frida sofreu um grave acidente e no hospital a arte lhe salvou novamente a vida. As dores a acompanhariam durante toda a sua existência, mas ela não reclamaria nunca. Ela fez com que suas magníficas obras lamentassem por ela. 

Frida pintou quadros que retratavam milagres e intercessões celestiais, chamados de ex-votos, muito populares em todo o México. Nos museus, as pessoas choravam e suspiravam (e ainda o fazem!) ao contemplar sua obra, um raro talento que a permitiu transformar dor em beleza. 

O livro infantil é ilustrado pela espanhola Ana Juan, que captou a essência e a alma mexicanas através de símbolos populares como as calaveras (caveiras), diabretes, jaguares. São seres que acompanharam a pequena grande Frida em sua jornada, personagens que ela encontrava nos mercados da cidade e nos livros. A história de vida dela me emociona e me impulsiona, faz com que eu acredite em mim mesma. Espero que essa história te inspire também. 

Frida
Autor: Jonah Winter
Ilustradora: Ana Juan
Editora: CosacNaify
Temas: Superação; Arte
Faixa etária: À partir de 07 anos 

Conheça também: Saiba mais sobre a arte folclórica mexicana e sua festa mais famosa através do livros Calavera Abecedario (Houghton Books) e Día de los Muertos Paper Dolls (Dover Publications). São brincadeiras com palavras e atividades para entender um pouquinho mais sobre a pátria amada de Frida Kahlo.

Raíces (1943), o meu quadro preferido de Frida ♥
races-frida.jpg