Livro do dia: Viagens para lugares que eu nunca fui

Livro do dia: Viagens para lugares que eu nunca fui

Posted by Kátia

Antes de falar sobre o livro, preciso contar um pouco sobre o autor. Arthur Nestrovski é conhecido hoje em dia como o diretor artístico da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Mas na realidade trata-se de um artista multitalentoso, que atua como compositor, violonista, editor, crítico literário, musical, tradutor e escritor. E foi através da literatura infantil que tive o prazer de conhêce-lo pessoalmente, em 2008, também na Haikai. 

Eu poderia descrevê-lo com muitos adjetivos e não seria um exagero, mas digo somente que Nestrovski é uma das pessoas mais doces e gentis que encontrei na vida. Numa das nossas conversas, ele autografou justamente este livro e confidenciou que Guarulhos (minha terra natal) seria uma das “viagens para lugares que nunca fui”. Um homem adorável. 

Bom, vamos à história: Um menino queria escrever um livro de viagens, mas o que ele gostava mesmo era de ficar no seu canto. Então ele começa a escrever sobre os tais lugares que ele nunca conheceu. São textos sobre lugares conhecidos e outros nem tanto assim, como a cidade de Gorgonzola (minha preferida!). É lindo quando ele diz que se a gente come um pouco de Minas no queijo de Minas, também se come o nevoeiro, as cavernas, os trens, o frio, o assobio e muito mais no queijo gorgonzola. Uma declaração de amor ao queijo mais maravilhoso do mundo!!! 

Há muitas viagens deliciosas no livro, para Kyoto (iupi!), Sevilha, Itapuã, Marrakech, Darjeeling, Ilha da Páscoa, Cambuci, etc, etc, etc. Tudo ganha mais vida ainda graças à arte do chileno Andrés Sandoval, que utiliza recortes e colagens de mapas e caracteres em diversos idiomas. Aliás, as letras com as quais o menino escreve sua história foram criadas justamente para a obra por Sandoval. A união destes dois grandes artistas só poderia resultar num livro tão mágico quanto este. 

Viagens para lugares que eu nunca fui
Autor: Arthur Nestrovski
Ilustrador: Andrés Sandoval
Editora: Companhia das Letrinhas
Tema: Aventura
Faixa etária: 07-11

Leia também: Viagens de Gulliver (Ed. DCL), clássico de Jonathan Swift. Após um naufrágio, o médico Lemuel Gulliver vai parar na ilha de Lilliput, na qual os habitantes têm 15cm de altura e o enxergam como um inimigo. À partir daí ele travará contato com muitos outros povos e culturas surpreendentes.