Livro do dia: Hora do abraço

Livro do dia: Hora do abraço

Posted by Kátia

Vocês conhecem o queridíssimo Patrick McDonnell? E sua famosa tirinha, Mutts? Se a resposta é não, a hora é agora. Mutts foi publicada pela primeira vez em 1994 e hoje está presente em mais de 700 jornais e 20 países pelo mundo todo. As tirinhas acompanham o dia a dia dos grandes amigos Earl (um cachorro inspirado no mascote real de Patrick) e Mooch, o gato. 

Mutts rendeu a McDonnell uma infinidade de prêmios, incluindo vários por conta de seu envolvimento com o meio ambiente e a luta pelos direitos dos animais. Eu não disse que ele é o máximo? Em 2005, McDonnell iniciou sua carreira de autor de livros infantis. O primeiro foi o fenomenal Nada de Presente (sim, eu falarei sobre ele mais tarde) e o livro do dia, Hora do Abraço, foi lançado em 2007. 

E sabem por que eu escolhi este livro para o dia de hoje? Por causa da comemoração do Dia do Abraço. Adorável, não? Pois o livro é ainda mais. Jules é um dos personagens mais carismáticos de Mutts. Gatinho engajado, o maior sonho dele é o de ajudar a salvar os tigres. Aqui, ele faz uma lista extensa, que inclui muitas espécimes ameaçadas – animais e plantas – e viaja por todos os continentes, oceanos, matas, florestas e savanas com o único intuito de abraçar cada um deles. 

Primeiro ele abraça os melhores amigos Earl, Mooch e Noodles (o gato de rua que é o mentor de Jules) e despede-se deles. Depois ele vai para o parque e abraça todos os pássaros que encontra por lá. Na sequência, pega um navio e encontra uma baleia azul que quer um longo abraço. E assim os animais e plantas vão entrando no caminho de Jules. O gnu, o panda, o pavão, o baobá. No Pólo Norte, Jules fica tristonho ao não encontrar ninguém. Mas quase camuflado na neve estava o urso polar, que lhe dá um apertado abraço de urso. E assim ele volta para casa e para o carinhoso abraço da garota Doozy. 

O mundo é tão grande, e ainda assim tão pequeno. É tempo de abraçarmos a todos, isso é algo que realmente podemos fazer. Comece por aquele que está mais perto de você. Simplesmente perfeito!!! 

Hora do abraço
Autor/ilustrador: Patrick McDonnell
Editora: Girafinha
Temas: Amor; Natureza.
Faixa etária: 4-6 

Conheça também: Saiba tudo sobre a vida e as inspirações de Patrick McDonnell e, claro, conheça toda a turminha de Mutts. No site muttscomics.com há um arquivo com as tiras publicadas, novidades sobre o autor, livros publicados e muita diversão com os personagens. Visite já!

mutts-love2.jpg