Livro do dia: Com vocês, Klimt!

Livro do dia: Com vocês, Klimt!

Posted by Kátia

Esse mês de julho é uma loucura! Grande parte de meus artistas plásticos preferidos nasceram em julho, como Frida Kahlo aqui e Marc Chagall aqui e hoje é o 150º aniversário do grande, do majestoso, do eterno Gustav Klimt (1862-1918). Klimt nasceu em Viena, na Áustria e logo encontrou o seu caminho nas artes, sendo admitido na Escola de Artes Decorativas do Museu Austríaco Imperial em 1876.

O livro do dia é contado do ponto de vista do gato de Klimt, quer dizer, do gato mais antigo de Klimt (porque ele tinha vários). Na idade adulta, o pintor fundou um ateliê coletivo com o irmão Ernst e o amigo Franz Matsch. Seguimos os passos do gato mágico e encontramos Klimt no meio de telas, óleos, pinceis e mil desenhos espalhados pelo chão. Ele fica sempre tão concentrado quando senta-se na frente do cavalete que horas e dias passam sucessivamente: ele só enxerga a arte.

As ilustrações do livro remetem à obra do artista (são lindas), principalmente ao período dourado, com intensos e variados tons de ouro, ornamentos, e cenas e personagens que reproduzem suas obras mais icônicas. Durante toda a narrativa do gato, ficamos cada vez mais apaixonados por Klimt e intrigados com a força de sua concentração. Em suas viagens e visitas à museus, ele observa cada escultura, cada peça, por horas a fio e faz anotações em seu caderno vermelho. Em Veneza e Ravena enxerga somente os famosos mosaicos. Na Universidade de Viena, Klimt é convidado a pintar quadros que representariam a Filosofia, o Direito e a Medicina e o resultado choca a todos. Pois Klimt pinta com sentimento, expressando vida, morte, amor, medo, dor. Magnífico. Ante as críticas, Klimt decide reaver seus quadros e compra-os de volta.

Toda a obra de Klimt está envolta numa aura de sonho e beleza, e no final do livro há a reprodução de algumas delas como O beijo (a mais conhecida obra de Klimt), As três idades da vida, Judith e O berço. Infelizmente, as minhas preferidas ficaram de fora, como A árvore da vida e Sereias (esplêndida!). Mas vocês podem visualizar esboços e quadros no museu virtual Gustav Klimt Museum, nos Links Legais. Corram lá!

Com vocês, Klimt!
Autora: Bérénice Capatti
Ilustradora: Octavia Monaco
Editora: SM
Tema: Arte
Faixa etária: À partir de 07 anos

Conheça também: Para os jovens interessados por arte que queiram se iniciar na chamada art nouveau da qual Gustav Klimt e Alphonse Mucha (amo!) fizeram parte, uma curiosa sugestão é 300 Art Noveaus Designs and Motifs (Dover Publications, sempre primorosos). Aqui vocês ficam conhecendo as linhas típicas do estilo através de seus tão característicos paineis e bordas. Impossível não se sentir tentado a reproduzí-los.