Livro do dia: Alice no País da Poesia

Livro do dia: Alice no País da Poesia

Posted by Kátia

E eis que Happy Sally está de volta, com muito amor, novidades e livros para compartilhar. O mais legal de tudo isso é retornar bem no dia em que é comemorado o Dia Nacional da Poesia e também o Dia do Livreiro. Assim sendo, essa eterna livreira que vos fala selecionou um de seus livros preferidos de poesia, Alice no País da Poesia, do querido mineirinho Elias José. 

Tudo começa com um grande encontro. A menina Alice explora o poder das palavras - elas levitam no ar e dançam harmoniosamente. Brincam e provocam todos os tipos de sensações, das mais engraçadas às mais melancólicas, capazes de levar Alice às lágrimas. E, uau, que esplendor descobrir que elas se tornam ainda mais mágicas ao serem jogadas numa página em branco! Depois disso ninguém mais conseguiu segurar a garota, que alcançou a eternidade e até hoje encanta jovens dos 0 aos 100 anos de idade. 

A imortal personagem de Lewis Carroll abre as portas para o fabuloso mundo de sonhos de Elias José, onde encontraremos outros personagens clássicos da literatura mundial e do folclore brasileiro, numa mistura deliciosa de Dom Quixote e Iara, Peter Pan e o Cavalinho Encantado do Rio São Francisco, ou apenas Velho Chico para os mais íntimos. São Jorge e Sherazade quase se esbarram e a filha da Mãe-do-Ouro arrebata o vampiro e se casa com ele. Aqui é a terra dos desejos e você pode realizá-los. Todos. Você pode, por exemplo, surrupiar o manto do rei dorminhoco e declarar-se o novo rei. Ou quem sabe, com algum esforço conseguir enxergar a feiticeira invisível. Pode engatar um papo animado com o fantasma poeta (que “de noite canta ópera e abala o quarteirão com o seu vozeirão”) ou encontrar o menor duende do mundo, que vive dentro do menor botão de rosa. Com um pouco de imaginação, você e eu podemos desencantá-lo e assim nos tornaremos os maiores bruxos do reino. 

Como boa saudosista, eu só poderia amar (e muito!!!) essa coleção de poemas que é uma declaração de amor à infância. A cada mergulho desperto esses pedacinhos já adormecidos de minha vida, como a arte de descobrir as formas das montanhas e das nuvens, a vontade de brincar com estrelas ou de me tornar um pirata, o desejo de reencontrar os meus velhos brinquedos e ter um cavalo mágico. Não apenas mágico, mas também poeta e dançarino, veja bem! Então, se você ainda é criança, deleite-se e agarre-se ao livro do dia, ou se me ajudar a chamar a poesia, ela bem que pode nos levar voando para a Terra do Nunca. 

Me leve sempre, poesia, 
à Terra do Nunca
pra que eu possa brincar
com as estrelas,
pra que eu me torne luar.

Me levem, contos encantados,
à Terra do Nunca,
pra que eu me torne herói,
pirata, bicho ou bandido.

Me levem sempre, música,
à Terra do Nunca,
pra que eu possa voar
em ritmo de dança,
bailando com Dona Esperança.

Me levem, artistas dos sonhos,
nas asas da pintura, do teatro,
do cinema e da natureza,
pra Terra do Nunca
que terra do sempre será.

Me levem, brinquedos meus,
à Terra do Nunca,
que é terra do sempre,
é terra do pode tudo,
é terra do tudo poderá.

Me levem, me levem,
antes que acabe a infância.
Antes que as asas me pesem
e à Terra do Nunca
não seja fácil chegar. 
 
Alice no País da Poesia
Autor: Elias José
Ilustradora: Taisa Borges
Editora: Peirópolis
Temas: Poesia; Universo infantil; Fantasia
Faixa etária: À partir de 04 anos
 
Leia também: Livro-objeto que também tem poesia fica mais incrível ainda se escrito pela grande dama do haikai Alice Ruiz. Idealizada pela artista plástica Edith Derdyk, a coleção Folia de Papel transforma o leitor em autor ao permitir que a criança destaque folhas, faça dobraduras e crie novas narrativas visuais. O meu preferido da série (que conta com vários autores e ilustradores) é, claramente, Dois Haikais (Editora Jujuba).

Livreiro super-hiper-ultra-mega-ninja [Ilustração de Pascal Biet]
pascal-biet.jpg