Livro do dia: Desmontando a anta

Livro do dia: Desmontando a anta

Posted by Kátia

O livro faz parte de uma linda coleção que contempla outros bichos da fauna brasileira, como o boto, a arara e o tatu. Mas como sou uma apaixonada por este simpático animal, que aliás é o maior mamífero da América do Sul, o escolhi para aparecer por aqui. 

A anta é herbívora e tem hábitos noturnos. É parente do elefante e do rinoceronte (todos são paquidermes, ou seja, animais de pele espessa). Além disso é uma ótima nadadora e pode pesar até 300kg! Eu adoro as antas!!! 

Aqui há a desconstrução da palavra anta, que pode virar planta ou manta. As ilustrações são bem divertidas, tem desde um coral de antas (muita anta canta) até uma anta sozinha que se finge de santa. No final do livro, há informações sobre a espécie e um pequeno suplemento de atividades. 

Legal mesmo é conhecer a ilustradora Renata Bueno e suas técnicas. Ela trabalha com serigrafia, carimbos, papeis que recorta à mão, colagens que surgem de cartas e documentos antigos, etc, etc, etc. A cada livro dela que você adquire, surgem novas possibilidades e os resultados são sempre de deixar o leitor boquiaberto. Muito criativa a moça, todo mundo deveria conhecê-la. 

Desmontando a anta
Autora/ilustradora: Renata Bueno
Editora: FTD
Tema: Natureza
Faixa etária: 4-6 

Leia também: Já que rasguei a seda para a autora, nada melhor do que recomendar mais livros dela. A dica do dia é Nome, Sobrenome, Apelido (Ed. Cia das Letrinhas) um livro em parceria com Mariana Zanetti e cujos únicos materiais permitidos foram o papel e a cola. Lindo!

Uma linda antinha, por Jess Yeoman
tapir-jess-yeoman.png