Livro do dia: Uma nuvem azul

Livro do dia: Uma nuvem azul

Posted by Kátia

Depois de um longo e tenebroso verão, voltamos com força total para a celebração do Dia Internacional do Livro Infantil. A data é uma clara homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, que nasceu lá em Odense no dia 02 de abril de 1805. Impossível não conhecer e amar os contos de fadas de Andersen, que, entre outros, escreveu O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Princesa e a Ervilha, A Polegarzinha, A Rainha da Neve, A Pequena Vendedora de Fósforos (amo!) e Os Sapatinhos Vermelhos – que aliás inspirou um de meus musicais favoritos, The Red Shoes, de 1948. 

Mas como eleger apenas um autor para representar a grandiosidade deste dia? Pensei em vários nomes, mas ultimamente tenho sonhado muito com o polivalente artista francês Tomi Ungerer (leia mais sobre ele aqui e aqui), que do alto de seus oitenta e dois anos continua presenteando o mundo com obras de pura inspiração e genialidade. O livro do dia, Uma nuvem azul, é uma delas. Uma história de amor, devoção e dádiva. Não poderia imaginar uma forma melhor de vivenciar esse dia. 

E eis que logo na capa brilha a nossa benevolente personagem principal: a pequena e gorducha nuvem azul. Ela vivia em paz consigo mesmo, mas era também uma arteira, cheia de vontades. A nuvem azul não gostava de seguir as outras nuvens: se caía uma tempestade daquelas, ela nem se dava ao luxo de chover. As outras, mal-humoradas, viviam a criticá-la, e ela apenas sorria. Adorava observar as pipas e os pássaros que riscavam o céu. Tudo o que a atravessava, emergia azul. Lindos tons de azul que coloriam o firmamento. E a nossa amiga continuava se recusando a chover. E assim ela aumentava a cada dia. Logo era uma forma gigantesca cruzando o céu e tingindo o cume das montanhas – e também os aventureiros que se encontravam no caminho. De repente, tudo parecia azul. 

Nas cidades, ela virou moda. Não era raro encontrar nas lojas inúmeros artigos na cor nuvem-azul. Seitas surgiram para adorar essa mensageira do desconhecido. Entretanto, algo muito mais urgente tira a nuvem azul da delícia de seus pensamentos. Uma fumaça negra engole a cidade. Ela vislumbra então o horror verdadeiro: não apenas o fogo massacrava as casas, mas as pessoas atacavam umas às outras. Brancos, negros, amarelos e vermelhos, todos pareciam consumidos pelo ódio. Mas a nuvem azul, em sua forma gigantesca e repleta de amor ao próximo, ainda tem uma última lição para ensinar à humanidade. História linda, que me faz suspirar e querer reter nos braços a maciez e a ternura que emanam da nuvenzinha azul. Amor eterno por Tomi Ungerer e seus personagens sempre tão especiais. 

Uma nuvem azul
Autor/ilustrador: Tomi Ungerer
Editora: Global
Temas: Amor; Tolerância
Faixa etária: A partir de 04 anos 
 
Assista também: Certamente uma das histórias mais emocionantes de todos os tempos, A Pequena Vendedora de Fósforos, de Andersen, já rendeu dezenas de adaptações para o cinema e o teatro. O curta de animação da Disney, The Little Match Girl, de 2006 (dirigido pelo mesmo Roger Allers de O Rei Leão), é um de meus preferidos. Ao som do dilacerante noturno de Alexander Borodin, conta os devaneios de uma criança abandonada. Não dá para conter as lágrimas. 
 
Feliz Dia Internacional do Livro Infantil, com arte de Maurice Sendak ♥
mauricesendakposters10.jpg