Livro do dia: Bicho de sete cabeças e outros seres fantásticos

Livro do dia: Bicho de sete cabeças e outros seres fantásticos

Posted by Kátia

Hoje falaremos novamente sobre poesia, oba!!! O simpático livro do dia conta histórias de vários seres do nosso imaginário e, além de divertido, é ilustrado com material reciclado, o que lhe confere um visual único. São caixas de papelão, arame, madeira, rolhas, tintas das mais diversas cores. Você certamente irá se impressionar com a criatividade da dupla Eucanaã Ferraz e André da Loba, texto e imagens em total sintonia. 

E aí, qual é o seu monstro preferido? É bem provável que o encontre entre as páginas do livro. Eu particularmente gosto muito de zumbis, mas devo dizer que o bicho de sete cabeças me deixou mais espantada ainda. Não vou nem te contar como ele é para não estragar a surpresa. E o lobisomem, então? Com suas duas faces sobrepostas vai assustar todo mundo. Já o bicho-papão “ninguém sabe como é, mas que ele existe, ele existe”. 

A sereia não é um monstro, mas carrega uma boa dose de melancolia em si. Afinal, ela não é nem da terra, nem do mar e seus cantos de tristeza entoados atraem marinheiros e pescadores desavisados (olha só, até rimou!). Mas legal mesmo é conhecer os seres fabulosos do mundo inteiro. Ouviu falar da Xi Wangmu? Dizem que é uma deusa chinesa que guarda a entrada para o paraíso. E o T’ao-T’ieh? 

Adoro dragões, centauros, ciclopes, faunos e acredito que o Nessie, o tal monstro do Lago Ness, existe de verdade. Nosso folclore também é riquíssimo, por sinal, Saci-Pererê, Curupira, Cumacanga. Lendo essas pequenas histórias, podemos aprender mais sobre eles, depois é deixar a imaginação rolar solta e criar os nossos próprios monstrinhos. 

Bicho de sete cabeças e outros seres fantásticos
Autor: Eucanaã Ferraz
Ilustrador: André da Loba
Editora: Companhia das Letrinhas
Temas: Poesia; Fantasia
Faixa etária: À partir de 07 anos 

Leia também: Um conto indígena com mais seres extraordinários que tem tudo para te agradar é Criaturas de Nanderu (Ed. Amarylis). Uma menina com nome de pássaro ganha asas ao tornar-se adulta e sai de sua tribo para conhecer a cidade grande. 

Ilustração do russo Boris Diodorov para A Pequena Sereia, de Andersen
boris-diodorov2.jpg