Livro do dia: A Máscara da Morte Rubra

Livro do dia: A Máscara da Morte Rubra

Posted by Kátia

Outubro acabou, mas ainda temos a sexta-feira para celebrar o Halloween mais um pouquinho - e como eu gosto de um suspense, deixei o mestre do macabro para o final. Quando li Histórias Extraordinárias, de Edgar Allan Poe, ainda era uma menina embasbacada descobrindo os clássicos (e toda nova leitura é uma descoberta). Já tinha uma forte tendência ao fantástico, cortesia de meus pais que nunca vetaram nenhum tipo de livro ou filme aos filhos pequenos. Cresci assistindo filmes de terror, geralmente ao lado de meu irmãozinho caçula que é meu grande companheiro até hoje. Em meio a clássicos em preto e branco, geniais exemplares do giallo italiano como Dèmoni (meu filme de terror preferido até hoje!), muito Freddy Krueger, e Chucky, e Sonâmbulos e Cemitério Maldito, deparei-me com uma versão de A Máscara da Morte Rubra, na realidade um filme muito ruim (e o pior é que eu ainda curto) chamado Máscara Mortal. Eu devia ter uns dez, onze anos, e me apaixonei pela trama na hora. Muito curiosa desde criança, fui procurar na biblioteca municipal mais informações sobre a história e daí Poe entrou na minha vida. E nunca mais saiu.

É claro que eu achei o conto mil vezes melhor do que o filme (depois descobri uma outra versão cinematográfica, excelente, estrelada por Vincent Price), é uma alegoria atemporal sobre o egoísmo e a covardia, com sequências impactantes que levam a imaginação longe. Bem, a "Morte Rubra" é uma peste que assola o país. Uma doença terrível, que deixa marcas escarlates no corpo e especialmente no rosto da vítima, matando em, no máximo, meia hora. O horror absoluto. Mas o príncipe Prospero não se preocupa com nada disso. Ele considera-se inatingível: é rico, feliz, esperto. Quando a peste ameaça invadir os seus domínios, ele reúne mil amigos sãos de sua corte e retira-se para uma de suas abadias fortificadas. A propriedade é lacrada, ninguém pode entrar, ninguém pode sair. A vida continuará bela, repleta de música, vinho e dança e nada de pavoroso o atingirá, jamais. Pura ilusão.

O príncipe Prospero passa cinco ou seis meses na segurança de sua fortaleza, e a peste devora com fúria o mundo exterior, onde vivem os menos afortunados. Mas ele não quer saber o que ocorre lá fora, pensa apenas em festejar. Então tem a ideia de oferecer um baile de máscaras em seus magníficos salões. Aqui percebe-se o poder descritivo de Poe, ele realmente sabia fazer mágica. Imaginem só - e flutuem sobre o corpo do baile - são sete salões, um perseguindo o outro, transformando-se drasticamente a cada curva. Janelas góticas com vitrais que mudam de cor, dependendo daquela que predomina no aposento. Em cada salão reina uma tonalidade: azul, púrpura, verde, laranja, branco e violeta. E o último, negro, com hediondos vitrais vermelhos que irradiam a cor temida sobre os convidados. Nenhuma alma, por mais corajosa que seja, permanece no salão negro.

As fantasias são as mais bizarras possíveis, mas uma delas se destaca na multidão. Uma figura mascarada, alta e descarnada, vestida da cabeça aos pés com uma mortalha salpicada de sangue. A máscara que usa é realista demais, como a feição de um cadáver contorcido. Um cadáver estranhamente rubro. O príncipe quase enlouquece e todos tentam, sem muita convicção, caçar o intruso. "Quem ousa", urra Prospero, e ele só descobrirá a identidade do tenebroso ser atravessando cada um de seus sinousos salões. Um clássico genial do qual certamente não se esquecerão. E assim termina a nossa semana de Halloween, mas não se preocupem, logo mais traremos outras histórias de arrepiar para o site. Todos nós merecemos :)

A Máscara da Morte Rubra
Autor: Edgar Allan Poe
Ilustradora: Tati Móes
Editora: Artes e Ofícios
Temas: Histórias de arrepiar; Clássico
Faixa etária: A partir de 12 anos

Assista também: Mais Poe, mais Poe, com certeza! O ótimo curta animado O Coração Denunciador (The Tell Tale-Heart, 1953) conta a história de um homem que fica obcecado pelo "olho morto" - um olho transparente, velado pela catarata - de um velho vizinho. Ele só ficará em paz quando se livrar daquele olho abominável. Dá para encontrar fácil no you tube, mas apenas em inglês. Bons sustos para vocês :)

Cuidado, a Morte Rubra está chegando cada vez mais perto [arte de Abigail Larson]
poe-mscara-da-morte-rubra.jpg