Livro do dia: Se você quiser ver uma baleia

Livro do dia: Se você quiser ver uma baleia

Posted by Kátia

Olha, se você é tão apaixonado por cetáceos como nós, e quer ver uma baleia de qualquer jeito, terá que ser paciente e seguir à risca os conselhos do Livro do Dia. Primeiro, você vai precisar de uma janela com vista para um oceano. E, claro, tempo para esperar, ficar na dúvida, se confundir, e aguardar mais um pouquinho (ou mais um montão). O menino aqui, por exemplo, confunde um morro bem alto, com farol e tudo, com a tão encantadora – e encantada - baleia. Pode acontecer comigo e com você também. Aguente firme. 

É preciso também de uma poltrona não muito fofinha e de um cobertor nem tão quentinho, porque relaxamento e conforto demais levam ao mundo dos sonhos, e vai que a baleia resolve aparecer bem na hora em que você fechou os olhos...Bom, o menino, sempre acompanhado de seu fiel bassethound, continua fugindo das distrações. Um lindo campo de rosas vermelhas tenta seduzí-lo, mas sua força de vontade o mantém sereno, imperturbável. 

Ele desvia o olhar de um sinuoso navio que desliza no horizonte, e que bem poderia ser um navio de piratas repleto de tesouros e histórias. Também não é permitido admirar o sol e as nuvens no céu, mesmo que aquela ali mais gorduchinha tenha a forma exata de uma baleia. O menino resiste, e nós também. Mantenha os olhos bem abertos, focados na água. Espere, espere e espere. Quando a hora chegar, você vai se maravilhar – imagine só a surpresa do menino com a baleia apontando a cabeça para fora para dar um “olá”! 

Apesar de não ser tão conhecida aqui no Brasil, já falei sobre o livro da ilustradora Erin Stead que está entre os meus infantis preferidos de todos os tempos. Um dia na vida de Amos McGee (que ela criou em parceria com o marido Philip Stead) é um livro para se amar eternamente. Aqui, em parceria com a escritora Julie Fogliano, Erin utiliza lápis e técnicas de linóleo para dar vida à imagens deslumbrantes, como a poltrona amarela navegando em alto mar, a profusão de rosas vermelhas, o campo verdinho de lagartas, as nuvens, e finalmente a baleia. Simplesmente esplêndido. 

Se você quiser ver uma baleia
Autora: Julie Fogliano
Ilustradora: Erin E. Stead
Editora: Pequena Zahar
Tema: Natureza
Faixa etária: 04-06

Leia também: Julie e Erin se conheceram numa livraria em Nova York, ficaram muito amigas e decidiram criar lindas obras de arte juntas. O primeiro trabalho da dupla foi o fofíssimo And Then It’s Spring (Roaring Brook Press), que conta a história de um garoto que, cansado do marrom do inverno, decide antecipar o verde da primavera, plantando e cuidando com muito amor de um jardim que é a sua esperança na multiplicidade das cores.

"Que belo dia para visitar um menino e um cachorro"...
erin-stead-whale.jpg