Livro do dia: Lineia no jardim de Monet

Livro do dia: Lineia no jardim de Monet

Posted by Kátia

Hoje é um dia que me enche de saudade e melancolia, e também um dia que me traz esperança. Hoje, 24 de março, é o nono aniversário da minha amada Sally, e eu continuo comemorando a data, ainda que ela tenha partido para o jardim celestial. Mas eu não quero compartilhar lágrimas com vocês, somente a beleza, por isso escolhi um livro que louva a beleza da arte e da natureza, um livro que retrata a alegria infantil, um livro perfeito para este dia onde também comemoro um ano do blog (ainda que tenha entrado no ar no final de novembro passado, ele tem sido meu diário inseparável há um ano). Lineia é uma menina adorável, que tem nome de flor e ama todos os tipos de plantas. Ela é muito fofa, está sempre vestida com um aventalzinho branco de jardinagem e um chapéu de palha.

Lineia tem um grande amigo, o “seu” Silvestre, que é o senhor do apartamento de cima, um jardineiro aposentado que adora fazer companhia para a intrépida menina. A pequena adora visitar o amigo, principalmente porque, nessas ocasiões, ela pode admirar o lindo livro sobre Claude Monet que é o favorito de seu Silvestre. No livro, Lineia observa demoradamente todas as reproduções dos quadros do artista, em especial os quadros de flores. Ela acaba se tornando expert na história de vida do pintor, que por sua vez adorava jardinagem e construiu inclusive um lago no jardim de sua residência para ter muitas ninfeias para pintar. Lineia sente-se íntima daquela grande família, imagina-se atravessando a ponte japonesa do jardim, caminhando entre os milhares de flores e cores, avistando a grande casa cor de rosa ao fundo.

Seu Silvestre faz então uma surpresa para Lineia, e ambos viajam a Paris. Lá hospedam-se no simpático hotel Esmeralda, que fica de frente para a Catedral de Notre Dame e tem esse nome por causa da icônica personagem de Victor Hugo, claro! O livro é contado do ponto de vista de Lineia e a todo momento ela coleta folhas e flores para colar em seu diário de viagem. Suas primeiras impressões sobre Paris são maravilhosas, muitos cães e gatos soltos por todos os lados, e ela trata logo de fazer amizade com Canelle, a cachorrinha do hotel e Baskerville, namorado de Canelle, um cachorro que vive na famosa livraria Shakespeare and Company. No primeiro dia de viagem dedicam-se aos quadros de Monet do Museu Marmottan, e Lineia fica fascinada com as ninfeias: de perto parecem uns borrões, mas de longe são muito lindas! Ela logo imagina que Monet fosse um mágico, afinal como conseguia criar aquele efeito surpreendente? Seu Silvestre fala então sobre a escola impressionista (leia mais aqui), e os dois observam o quadro Impressão – Sol Nascente, que legou o título de impressionista a Monet.

No dia seguinte, Lineia e Seu Silvestre partem cedinho de trem rumo a Giverny, onde fica a casa de Monet. O trajeto é curto, cerca de uma hora seguindo o rio Sena e Lineia, ansiosa, contempla os choupos e os salgueiros-chorões. É óbvio que um bom passeio ao ar livre pede um piquenique (oba!!!) e nossa dupla querida se abastece de baguette, queijos, patês, tomates, nectarinas, suco de maçã (para Lineia) e vinho (para Seu Silvestre). Uau, Lineia finalmente chega à casa de Monet! As ilustrações são deslumbrantes, e a pequenina logo se perde entre tantas campânulas, esporinhas, delfínios, dedaleiras, peônias, malvas e rosas. O mais fascinante do livro é que as ilustrações estão intercaladas com fotos das flores do jardim de Monet, a linda cozinha azul e imagens antigas de família. Tudo muito inspirador (tão inspirador que Lineia volta a visitar o local no dia seguinte), o que me deixa com uma imensa sensação de paz. É tudo o que eu precisava sentir hoje. Paz. Obrigada, Christina e Lena! Obrigada Tellynha por fazer parte da minha vida. Te amo para sempre!!! 

Lineia no jardim de Monet
Autora: Christina Björk
Ilustradora: Lena Anderson
Editora: Salamandra
Temas: Arte; Natureza
Faixa etária: A partir de 07 anos

Assista também: Dirigido pela dupla criadora do livro, o curta Linnea in Monet’s Garden (Linnea i målarens trädgård, 1995) mescla animação e cenas reais da casa de Monet. O filme não foi lançado no Brasil, mas dá para achar facilmente na Amazon. E se você, como eu, se empolgar muito com o lindo universo de Monet, aproveite e peça também Monet Paints a Day (Charlesbridge), onde acompanhamos um dia na vida no pintor e seu duelo contra as mudanças de luz e a maré, entremeados com trechos de cartas e notas sobre Monet e os impressionistas. Suspirante. 

Tenho certeza de que o jardim celestial é muuuuuuito verde...
Ibirapuera9.jpg