Livro do dia: Toribio

Livro do dia: Toribio

Posted by Kátia

Toribio é um achado mágico e singelo, que conta a história de amizade entre um menino e seu gatinho de meia. Apesar de ser um livro recente, de 2011, tem um gostinho de infância para mim. Ilustrado com tecidos, retalhos, linhas, botões e colagens, é uma delícia do começo ao fim. Toribio, o gato, nasceu de uma meia, que foi parar num galho depois de um vendaval. A mãe do menino Tomás resgata o pé de meia lá do alto e confecciona com todo o amor do mundo um gatinho para ser o companheiro de aventuras de seu filhote. 

A meia é listrada de várias cores, azul, amarelo, marrom, rosa e muitas mais. Torobio vai ganhando vida aos poucos, com olhinhos tortos de botão, um nariz de triângulo laranja e um coraçãozinho de tecido pregado no peito. Toribio e Tomás tornam-se melhores amigos, mas o gato é danado, está sempre metido em confusão. Toribio corre atrás do passarinho, sobe na árvore e não quer mais descer. Tomás faz então um escorregador e lá vai o gatinho, rindo à toa. 

Os dois se deitam no gramado, a observar as nuvens. Uma delas parece o rabinho de um rato e Toribio se agita uma vez mais. Na hora do banho, é uma correria daquelas, o gatinho de meia se esconde atrás de Tomás, não quer se molhar de jeito nenhum. Depois do dia intenso, os dois vão para a cama e dormem abraçadinhos, sonhando com peixinhos no céu escuro a nadar. 

Nesse momento eu entro na máquina do tempo e regresso uns vinte e cinco, trinta anos na minha própria história. Meu pai – que é habilidoso até hoje - fazia brinquedos incríveis para mim, usando sobras dos tecidos mais diversos e sua infinita criatividade. Eu vivi histórias emocionantes ao lado de meu hipopótamo Teco, meu Coelhão e minha Girafinha. Do zoológico às selvas africanas, nos divertimos muito juntos. Tanto que eles são uma das fontes de inspiração para os personagens de Happy Sally. Para o meu pai, com todo o seu talento e afeto, e para a minha mãe e sua eterna paixão por bonecas de pano, o meu mais sincero 'obrigada'. E se você, como eu, é fascinado por esses brinquedos tão lúdicos, não deixe de levar Toribio para casa. 

Toribio
Autor: Geraldo Mendez
Ilustradora: Ana Paula Rosales
Editora: Gaudí Editorial
Temas: Amizade; Universo infantil; Poesia
Faixa etária: A partir de 01 ano 
 
Conheça também: Inspirada num desenho do filho de quatro anos, Wendy Tsao fez o seu primeiro boneco artesanal em 2007. E não parou mais. No encantador Child’s Own Studio (logo aqui ao lado, em Links Legais), podemos ver de pertinho a transformação de imaginação e sonhos em bonecos fofinhos. Não importa o quão louco o seu desenho pareça, a Wendy vai lá e faz um brinquedo sensacional. Sou fã número um. 

Sock monkeys, doçura pura Smile
sock-monkey-gang.jpg