Livro do dia: O reizinho mandão

Livro do dia: O reizinho mandão

Posted by Kátia

Eu já disse aqui o quanto adoro a Ruth Rocha e O reizinho mandão foi um dos meus livros de infância. Imagine a felicidade que senti ao reencontrá-lo tantos anos depois e descobrir também que o livro foi um dos preferidos do meu cunhado Guilherme. A edição que encontrei aqui é de 1985! Amo, adoro, fico imensamente feliz ao fazer um achado desses, é como ter um pedacinho da minha meninice de volta. 

Vamos à história: Há muitos e muitos anos atrás, num lugar muito longe daqui, havia um rei bom e justo. Só que o rei, muito velhinho, acabou morrendo e o príncipe assumiu a coroa. O príncipe era um sujeitinho mimado, mal-educado, e achava que era o dono do mundo. A maior diversão deste novo reizinho era fazer as leis mais absurdas de que se têm notícia. Por exemplo: fica terminantemente proibido cortar a unha do dedão do pé direito em noite de lua cheia! Como assim??? 

Ninguém sabia por que ele inventava esse monte de besteiras, os conselheiros até tentaram aconselhá-lo (afinal é para isso que eles existem!), mas o reizinho não queria saber de nada: Cala a boca! Eu é que sou rei. Eu é que mando! De tanto mandar as pessoas se calarem, elas acabaram se esquecendo como era a conversa e o riso. No começo o reizinho gostou, afinal ele falava durante horas e horas e ninguém o interrompia. Um dia, porém, ele cansou, mas o estrago estava feito. Na tentativa de recuperar a fala de seu povo, viajou para o reino vizinho e viu que maravilha eram as pessoas na rua, conversando, cantando e brincando. O velho sábio local passa um sermão no reizinho, onde já se viu governar daquele jeito?! 

Com muito mais humildade, o reizinho volta para casa. Bate de porta em porta, na tentativa desesperada de encontrar alguém que ainda soubesse falar. Aparece então uma menina, magrinha, de trança comprida e avental xadrez. Delicadamente, o reizinho pede que a garota lhe diga alguma coisa. Frente à recusa, o reizinho vai ficando nervoso, vermelho de raiva, e explode. No final das contas, vem aquela frase que se tornaria uma das mais icônicas de minha vida: Cala a boca já morreu! Quem manda na minha boca sou eu! Depois desse desabafo o mundo entra nos seus eixos novamente. E o reizinho? Ninguém sabe ao certo onde foi parar. Talvez tenha virado um sapo, por isso tomem muito cuidado princesas! Não saiam por aí beijando sapos, vai que o reizinho mandão resolve aparecer de novo... 

O reizinho mandão
Autora: Ruth Rocha
Ilustrador: Walter Ono
Editora: Quinteto Editorial
Tema: Universo infantil
Faixa etária: 4-6 

Leia também: Um tanto mimada e voluntariosa é a princesinha criada pelo artista Tony Ross, que acabou rendendo uma série de livros e outra de tv. Em Princesinha – Posso Ficar Com Ele? (Ed. WMF Martins Fontes), ela decide ignorar os avisos de todos e adota um girino como bichinho de estimação.