Livro do dia: O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado

Livro do dia: O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado

Posted by Kátia

Apesar do título gigantesco, O ratinho é um livro feito sob medida para os pequeninos, que se encantarão com as ilustrações de página inteira e o texto singelo que conta a história de um ratinho verdadeiramente obstinado. Os autores, Audrey e Don Wood, formam um casal adorável, cuja parceira já rendeu obras malucas e divertidas como A Bruxa Salomé, A Casa Sonolenta, Clara Manhã de Quinta à Noite e muitos, muitos mais. 

Audrey faz parte da quarta geração de uma família de artistas (sendo ela a única mulher), teve como vizinho o Ringling Brothers Circus e amigos de infância tão inusitados como o homem mais alto do mundo, a mulher mais gorda do mundo, Elder, o elefante e Gargantua, o gorila. Don, por outro lado, nasceu numa família de fazendeiros, entre vinhas, amendoeiras, pés de laranja e de tomates. Teve que lutar para se tornar o primeiro artista da família. Audrey e Don se conheceram na faculdade e, após o nascimento do filho deles, Bruce, decidiram formar a dupla tão bem-sucedida no universo de livros infantis. Hoje, Bruce, já adulto, também ilustra livros com os pais. Uma família linda e apaixonante que você precisa conhecer e ler. 

Bom, mas chega de papo, vamos à história do livro. O ratinho, muito determinado, pega a sua escada e sobe lá no pé de morango, para colher um suculento, apetitoso, saboroso, maduríssimo morango vermelho. O narrador logo o alerta sobre o urso esfomeado, que é fanático por morangos vermelhos maduros. Diz que o urso consegue sentir o aroma de um morango a quilômetros de distância, especialmente de um recém-colhido. 

Desesperado, o ratinho sai correndo com seu tesouro e o enterra. Mas não tem jeito, o urso o encontrará, não importa onde ele esteja escondido, quem o esteja guardando ou qual disfarce utilize. Há só uma maneira de salvar o morango vermelho maduro do urso esfomeado: partilhar com um amigo e juntos devorarem aquela delícia o mais rápido possível! Aproveito a ocasião para falar também sobre o site de Audrey (nos Links Legais), com atividades estreladas por alguns de seus fofíssimos personagens, entre eles o pug Duffy, inspirado no cãozinho de Audrey e Don. Não falei que essa família era querida demais? 

O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado
Autores: Audrey e Don Wood
Ilustrador: Don Wood
Editora: Brinque-Book
Tema: Natureza; Gastronomia
Faixa etária: À partir de 01 ano 

Leia também: Já que hoje é dia de falar sobre as insuperáveis frutas vermelhas (que eu amo de paixão!), recomendo o livro Amora, a Corajosa (Ed. Ciranda Cultural) que narra as aventuras da pequena toupeira Amora. Ela adora descobertas, mas se recusa a provar novos sabores: só quer saber de comer amoras! É difícil culpá-la, mas mamãe ajudará a filhota a expandir seus horizontes. Cute.

Ichigo, o moranguinho que implora por uma mordiscada, primo de meu amado Príncipe [do game Katamari Damacy, Namco]
katamari_1.jpg