Livro do dia: Fruta no ponto

Livro do dia: Fruta no ponto

Posted by Kátia

Felizmente, continuo inundada pela poesia. E, para reafirmar que a esperança está aqui, firme, forte, ainda que um tanto abalada, escolhi um livro que tem como tema o amor, em todas as suas vertentes e formas. O amor que nos une, o amor generoso, o amor que é dado de graça e que nos permite prosseguir. O livro do dia faz parte da minha vida desde os anos mais tenros e foi uma grata surpresa reencontrar esta edição de 1986.

Tenho diversos livros de Roseana Murray, que é, acima de tudo, um ser humano com um coração de tamanho descomunal – para conhecer um pouquinho esta linda pessoa, dediquem bons momentos à leitura do Blog da Roseana, uma delícia, definitivamente um de meus preferidos. Esta carioca apaixonada por gatos me faz pensar sempre na minha infância, pois alguns de seus livros, como Fardo de Carinho, Classificados Poéticos e este Fruta no Ponto, são meus companheiros de vida inteira.

Dito isso, vamos à poesia! Aqui são muitas as odes ao amor. Há a criatividade que o amor inspira na gente, como a criação de um mundo à parte, repleto de maravilhas e paisagens de tirar o fôlego. Há o amor que aspira ser, ainda em busca de um rosto único na multidão. Temos o amor à primeira vista, o amor que nasce com o verão, o amor desinteressado de nossos bichos. Mas também tem o amor não correspondido, o amor ciumento, o amor que acaba e o início de uma nova sonata.

Eu, como boa cozinheira, não poderia deixar de citar os poemas que fazem alusão à comida e à sensação reconfortante que ela traz ao amor. A minha preferida é certamente Torta de Cebola Para Prender Namorado, porque a minha avó também dizia que homem se prende pela boca (e eu sorrio sempre que penso na minha avozinha querida). A torta de cebola de Roseana me deixa salivando não importa quantas vezes por dia eu leia a “receita”. Manteiga, cebolas graúdas – “para chorar antigas mágoas esquecidas” – ovos, queijo, hummmmm! E depois é só “assar em forno brando e servir bem quente com muitos beijos e vinho branco”. Sirva a torta para as pessoas amadas acompanhada das poesias – os aplausos estão garantidos.

Fruta no ponto
Autora: Roseana Murray
Ilustradora: Sara Ávila
Editora: FTD
Temas: Amor; Poesia
Faixa etária: À partir de 10 anos

Leia também: Um poeta admirado por Roseana – e que sempre me faz pensar no amor – é o chileno Pablo Neruda. Dividido em quatro partes (manhã, meio-dia, tarde e noite) e dedicado à sua esposa e musa Matilde Urrutia, Cem Sonetos de Amor (Ed. L&PM) é mais um livro para a vida inteira, para morar na cabeceira e te fazer suspirar a cada manhã. Um remédio infalível para os dias de mau humor e desânimo. O amor é transformador!

O amor, por Henri Cartier-Bresson
bresson3.jpg