Livro do dia: Fantástica fábrica de bonecos

Livro do dia: Fantástica fábrica de bonecos

Posted by Kátia

O Dia Internacional das Bonecas foi criado em 1986 pela colecionadora Mildred Seeley para celebrar não somente as bonecas em si, mas todo o sentimento de carinho envolvido no ato de cuidar de uma boneca. As artesãs e bonequeiras que confeccionam e compartilham o amor em forma de boneca também são homenageadas, claro. Como grande saudosista, eu mergulho de volta na minha infância e reencontro alguns de meus bonecos e bonecas preferidos como a Quem-me-quer de longos cabelos rosa-choque, que tinha o apelido de “Bonitinha”, a bonequinha de pano que vinha com um sorvete e tinha cabelo de lã marrom (Sorvetinho), a cheirosa Moranguinho, o bebê Repolhinho e muitos mais. 

A data é comemorada tradicionalmente com a doação de uma boneca para uma criança ou adulto – sempre no segundo sábado de junho. Eu espero sinceramente que os meus amigurumis contem como bonecos, mas de qualquer forma é legal (hoje e sempre) apreciar o trabalho de pessoas dedicadas e generosas como é o caso das Bonequeiras sem Fronteiras (saiba mais sobre elas acessando os Links Legais). E a maneira que encontramos de incentivar o amor de meninas e meninos por seus bonecos e bonecas é justamente colocando a mão na massa. Bora lá ensinar esses pequenos a dar vida aos seus próprios brinquedos. 

O livro do dia inspira-se nos contos de fadas e no imaginário infantil e apresenta mais de 30 projetos de bonecos, que vêm com moldes para ampliar, informações detalhadas sobre cada boneco e lista completa de materiais necessários. Dividido em 5 capítulos, dá pra gente se deleitar com a diversidade (e a fofura!) de tantos anjos, querubins, fadas, duendes, feiticeiros, bruxas, criaturas da noite e seres fantásticos como um diabinho, uma sereia e o abominável homem de pelúcia. Puro amor ♥ 

Além dos bonecos, há projetos de objetos decorativos como um porta-lápis de morcego e vários móbiles graciosos e assustadores. Tem móbile de espuma de esqueletos, bruxinhas, fantasmas e mais. Entre os meus preferidos estão Otávio, o duende de arame; Marvin, o mago azul (que me lembra muito o querido Gandalf com sua barba branca); a linda e adorável Morgana, que é uma bruxinha jardineira e o Conde Drácula, que aparece em duas versões (de capa preta e “vestido para matar”, todo em vermelho, incrível!). Difícil é escolher um deles para começar. Aproveite você também o final de semana e reúna a criançada em sua fantástica fábrica de bonecos. Boa diversão! 

Fantástica fábrica de bonecos
Autores/ilustradores: Alicia Pereira, Diego e Héctor Ronzoni
Editora: Girassol
Temas: Artes; Livro de atividades
Faixa etária: A partir de 07 anos (sempre com os pais!)
 
Brinque também: Já que hoje é mais um dia de saudade, nada melhor do que brincar com as bonecas de papel! Uma das maiores alegrias da minha infância, felizmente elas voltaram com força total, ainda que os livros mais bacanas sejam os importados. My Storybook Paper Dolls (Dover) traz os personagens clássicos dos contos de fadas, como os Três Ursos, Cachinhos Dourados, Gato de Botas, Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau e os Três Porquinhos, todos eles com lindas opções de roupinhas. E depois é dar asas à imaginação e construir os cenários para essas aventuras. Delícia sem fim!!!

Boneca com design de Jess Quinn e seu fabuloso guarda-roupa
jess-quinn.jpg