Livro do dia: Bicos quebrados

Livro do dia: Bicos quebrados

Posted by Kátia

Hoje é um dia pra comemorar imensamente: chegamos ao post de número 100! Para celebrar à altura, trago um dos livros mais preciosos que li na vida, Bicos quebrados. Bem, havia um pardal, que vivia num parque com outros da sua espécie. Ele era rápido, voava lindamente e pousava com perfeição. Todas as manhãs, os pardais voavam até um café ao ar livre, à espera de migalhas. O jovem pardal sempre recolhia as melhores migalhas. 

Mas, numa manhã qualquer, ele acordou com seu bico quebrado. Ele ficou triste e assustado e descobriu que não conseguia mais pegar as migalhas do chão. Ele pediu ajuda, mas ninguém o ouviu. Alguns pardais ficaram com medo dele, por causa de sua aparência, outros acharam que algum outro iria ajudá-lo. E assim os dias foram  passando e o pardal emagrecendo. Ele também perdeu seu lar, pois ficava direto no café, esperando por alguma sobra que os outros tivessem esquecido. Cada dia mais fraco, ele esperava seu fim. 

Numa tarde, enfim, ele viu algo com que sempre havia sonhado: um pedaço de pão fresco, caído no chão. Ele juntou suas últimas forças para chegar até o seu tesouro. Mas uma mão apareceu e agarrou o pão. Era um homem que de certa forma parecia com o pardal: sujo, faminto, solitário. E entre eles surgiu uma improvável amizade. 

Uma maravilha de livro, que discursa livremente sobre o preconceito e o perigo de julgar uma pessoa, ou animal, pela aparência. A história aparentemente triste contrasta com ilustrações tão lindas e reais que provocam arrepios. Nota 1000! 

Bicos Quebrados
Autor: Nathaniel Lachenmeyer
Ilustrador: Robert Ingpen
Editora: Global
Temas: Preconceito; Amizade
Faixa etária: À partir de 04 anos 

Veja também: Para se emocionar também com um filme sobre o amor e a devoção entre um homem e um animal, recomendo Sempre ao Seu Lado (Hachiko: A Dog’s Story, 2009). Mas já aviso de antemão: você vai chorar – e muito!