Livro do dia: Mil folhas - História ilustrada do doce

Livro do dia: Mil folhas - História ilustrada do doce

Posted by Kátia

Você já se perguntou qual é a origem de seus doces favoritos? E como foi criada aquela sobremesa que você adora? Eu sempre fiquei imaginando qual seria a história por trás do surgimento de cada um dos doces que amo, e olha que são quase infinitos, mas só para citar alguns: cocada, quindim, beijinho de coco, pé de moleque e tudo que tenha coco, chocolate, café, doce de leite e crocâncias mil. Delícia! 

Dia desses li uma matéria num blog do estadão que falava sobre a criação da maçã do amor e dos churros recheados. Invenções celestiais saídas da mente do espanhol radicado em São Paulo José Maria Farre Angles. Que Deus abençoe todos os seus descendentes! A ideia do livro do dia é justamente a pesquisa da origem de doces do mundo inteiro, do singelo arroz doce ao sofisticado mil folhas. 

O quindim (sou viciada!), por exemplo, é um doce típico dos tempos coloniais, uma mistura de influências portuguesas (doces de ovos) e asiáticas (coco). O coco, aliás, de tanto ser usado nas receitas locais tornou-se um ingrediente característico do Brasil. Se você prefere uma suculenta bomba de chocolate vai adorar saber que o grande Carême, “o cozinheiro dos reis e o rei dos cozinheiros”, foi quem consagrou o docinho de massa choux recheada e coberto de chocolate. Um clássico adorado há mais de dois séculos!!! 

Há ainda um apanhado de pratos imortalizados na literatura (ou vice-versa) como o próprio Quindim, rinoceronte que é personagem do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, as madeleines (bolinhos perfumados) de Marcel Proust, autor de Em Busca do Tempo Perdido e as babas ao rum (brioches embebidas de rum) que receberam esse nome porque o rei Stanislas da Polônia era fã de Ali Babá e os quarenta ladrões. O projeto gráfico é incrível, com ilustrações antigas que dão um ar retrô ao livro. E mais: no final há um livrinho destacável para você organizar as suas receitas preferidas. E que venham novos volumes, com muito mais doces (ainda não descobri a origem do beijinho de coco). Doces são essenciais, a alegria da vida! 

Mil folhas – História ilustrada do doce
Autora: Lucrecia Zappi
Projeto gráfico: Maria Carolina Sampaio e Paulo André Chagas
Editora: Cosac Naify
Tema: Gastronomia
Faixa etária: À partir de 12 anos 

Leia também: Se você é pequenino, mas também adora passar horas na cozinha e está começando a apurar seus sentidos, que tal Aromas da Cozinha (Ed. Publifolha)? Aqui são propostas charadas com os alimentos e depois de resolvê-las você pode cheirar cada um dos ingredientes, aprendendo direitinho a forma, a cor e o aroma de cada um.