Livro do dia: Algo sinistro vem por aí

Livro do dia: Algo sinistro vem por aí

Posted by Kátia

Eu estava guardando este livro a sete chaves, esperando o Halloween chegar. Afinal, adoro histórias assustadoras, adoro festas do Dia das Bruxas (comemoro todos os anos!), enfim, Algo sinistro vem por aí é horripilante e se passa justamente no final do mês de outubro. Mas mudei de ideia, porque infelizmente hoje faleceu o grande escritor Ray Bradbury que nos legou não somente o livro do dia, mas centenas de contos, romances e novelas inesquecíveis. 

Vamos por partes, começando pela capa da edição que tenho em mãos. Eu, que tenho pavor de palhaços (coulrofobia, dizem os estudiosos), quase desisti de ler o livro por causa da capa. Há um palhacinho medonho, a boca lacrada, como se não pudesse contar o que nos aguarda lá dentro. Então a leitura começa e conhecemos dois amigos prestes a completar 14 anos: Jim Nightshade e Will Halloway. Will nasceu um minuto antes da meia-noite do Dia das Bruxas e Jim um minuto depois da meia-noite, em pleno Halloween (31 de outubro). Até aqui tudo bem. 

Logo descobrimos que esses dois minutos fizeram toda a diferença, delineando bem a personalidade de cada um dos garotos. Enquanto Will, louro, é bom e ingênuo, Jim, fazendo jus ao seu sobrenome (“olhos escuros, bochechas mais pálidas, você atravessa ambos os lados, Jim?”) é curioso e inquieto. Ambos são apaixonados por livros e este é mais um grande incentivo da parte do mestre Bradbury, o poder que você só encontra num livro. Os meninos praticamente vivem na biblioteca municipal de sua cidadezinha do meio-oeste americano. Lá trabalha Charles Halloway, pai de Will, um zelador perdido em seus pensamentos de juventude. 

Pois é, mas cadê o terror? Sim, ele chega. De madrugada, dentro de um trem, na inocente forma de um parque de diversões. Alguns frequentadores são escolhidos, por um motivo especial, e então são seduzidos e subjugados por seus sonhos de vaidade. E a transformação acontece (não ouso falar muito sobre ela), transmutações fantásticas no Labirinto de Espelhos ou no temido Carrossel - sempre ao som da Marcha Fúnebre de Beethoven. Escolha seu monstro favorito (são muitos, como a bruxa, o esqueleto e o homem na cadeira elétrica), entre no trem fantasma e tente não congelar de medo. Uma daquelas leituras que te acompanham a vida inteira, certamente um dos meus livros preferidos de todos os tempos. E viva Ray Bradbury! 

Algo sinistro vem por aí
Autor: Ray Bradbury
Editora: Bertrand Brasil
Tema: Histórias de arrepiar
Faixa etária: À partir de 12 anos. 

Leia também: Que tal se aprofundar mais e mais na obra de Ray Bradbury? Recomendo o livro A cidade inteira dorme (Ed. Globo), reunião de treze contos e trechos de novelas que se tornariam épicas, como Dandelion Wine, que empresta um de seus capítulos ao título deste livro. Leia os contos, leia a novela, leia toda a obra de Bradbury Smile