Livro do dia: O urso e a árvore

Livro do dia: O urso e a árvore

Posted by Kátia

Ontem teve início o inverno e aproveitamos a deliciosa ocasião (adoramos o inverno de Porto Alegre!) para falarmos sobre mais um livro do nosso querido autor Stephen Michael King. Se você já acompanha o blog há algum tempo sabe que somos super fãs da obra deste australiano e inclusive contamos um pouquinho de sua história aqui. Para quem está chegando agora, Stephen é um cara sensacional que sempre celebra a infância, ele adorava ser criança e ficou meio chateado quando teve que crescer. Mas soube manter esse sentimento intacto dentro de si e encontrou na arte uma forma de compartilhar a beleza e a alegria de ser criança. 

 Bem-humorado como sempre, Stephen diz que se não fosse um autor e ilustrador provavelmente seria um hippie e passaria os dias sentado desde o nascer do sol, montando colares de flores. Mas sorte a nossa que ele virou artista! Uma de nossas histórias preferidas é aquela que ele escreveu em homenagem ao pai, O homem que amava caixas (aqui). Mas hoje é dia de acompanharmos uma pequena aventura no início do inverno, pode ir lá buscar o cachecol e a xícara de chocolate quente que a gente te espera Smile

A menina Lia e o urso branco são amigos inseparáveis, mas ele precisa juntar algumas folhas e se preparar para o longo sono de inverno. No entanto, encontra a amiga chorando debaixo de sua árvore favorita. A árvore está nua e seus galhos compridos recebem um chuvisco que pode tornar a situação ainda mais triste. Mas os amigos existem pra isso, e o urso adia suas tarefas, sentando-se ao lado da amiga e aguardando que a melancolia vá embora. 

A neve cai e o urso sabe que chegou a hora de dizer adeus, mas ele simplesmente não pode deixá-la ali, daquele jeito. Então a coloca nas costas e a aquece e a menina Lia sente-se aconchegada, pois o urso era “tão quente quanto uma lembrança de verão”. Eles brincam de fazer desenhos sobre a neve, com pedras coloridas. Depois inventam formas malucas com galhos tortos. O urso parece fazer mágica com seu bafo quente e molda o gelo em lindos formatos. Eles pulam, rodopiam, dançam e esperam a noite chegar ao lado do pequenino amigo rato, que queria brincar de pegar as primeiras estrelas de inverno. Com o seu dom de fazer tudo melhorar, o urso ainda terá tempo de preparar mais uma surpresa para Lia, antes que o longo sono venha e lhe traga longos e belos sonhos. Mil vezes lindo!!! 

O urso e a árvore
Autor/ilustrador: Stephen Michael King
Editora: Brinque-Book
Temas: Amor e amizade; Universo infantil; Natureza
Faixa etária: 04-06 
 
Assista também: Dias de Inverno (Fuyu no Hi, 2003) é uma animação japonesa inspirada nos haikais de Matsuo Bashô e captura, em brevíssimos segmentos, toda a força e magnificência da natureza. Um dos animadores a emprestar o seu talento ao projeto é ninguém menos que o mestre da animação russa Yuriy Norshteyn, que nos presenteia com uma chuva de vento de tirar o fôlego. Uma experiência visual única. 

"Cem anos de idade/A paisagem das folhas/Caídas no jardim" [Bashô]
stephen_michael5.jpg