Livro do dia: As deliciosas férias de Beatriz

Livro do dia: As deliciosas férias de Beatriz

Posted by Kátia

Oba, oba, obaaaaaa! Hoje é o Dia da Cozinheira, que dia mais feliz! Para comemorar, vamos ler um livro delicioso e de quebra preparar algumas receitas presentes nele. Que tal? O livro do dia é um projeto da cozinheira de mão cheia – extremamente simpática - Carla Pernambuco.

Acompanhamos as viagens da garotinha Beatriz pelo sul do Brasil. Ela é adorável, tem oito anos, mora em Porto Alegre, é dona de um cachorro chamado Paçoca e seu maior sonho é tornar-se uma grande cozinheira. Nas férias de inverno, Beatriz parte rumo a Caxias do Sul e é recepcionada pela prima e pela tia com o maravilhoso suco de uva, um tesouro da serra gaúcha. Bia tem um caderno de receitas no qual anota tudo o que lhe interessa: chocolate quente, torta de morango, panqueca de doce de leite, yummy! 

No verão, a garota vai com amigos e familiares para Florianópolis. Lá ela brinca na praia (claro!), pesca e prova coisas gostosas vindas do mar. De trem, visita Curitiba e encontra uma linda horta no meio da cidade. Conhece a plantação de frutas, verduras e hortaliças e ganha de presente mais duas receitas fresquinhas, preparadas com os produtos da horta: geleia de frutas silvestres e o super criativo strudel da horta, recheado de espinafre. Esta é uma das receitas que eu tenho que reproduzir. E ainda tem cuca de banana, bolo de maçã e canela e a bureka (um prato da cozinha eslava feito com massa folhada, divino!). 

O livro é muito completo, com informações sobre as cidades que Beatriz visita (Caxias do Sul, Gramado, Dom Pedrito, Morretes, etc), dicas de passeios, receitas detalhadas e curiosidades sobre os pratos típicos. Dá vontade de seguir os passos desta querida garota e, principalmente, provar todas as iguarias que ela encontrou pelo caminho. Desde já, estou à espera de mais um livro infantil cheio de receitas de Carla. Adorei! 

As deliciosas férias de Beatriz – Viagens pelo Sul do Brasil
Idealizadora: Carla Pernambuco
Ilustrador: Dado Motta
Textos e roteiros: Pablo Alejandro Fabian
Editora: Leya
Tema: Gastronomia
Faixa etária: 7-11

Assista também: Uma história delicada contada por uma garotinha que tem um canguru imaginário e uma mãe que é expert na arte do chocolate. Você vai ficar enlevado com a riqueza das criações de Vianne em Chocolate (Chocolat, 2000).

Eu quero passar as minhas férias no País da Cocanha [Ilustração do livro Mecki in Schlaraffenland]
Schlaraffenland-Train.jpg