Livro do dia: Caramba

Livro do dia: Caramba

Posted by Kátia

Caramba é um gatinho esperto que tem um grande problema: ele não consegue voar! Como assim? Na história da querida Marie-Louise Gay todos os gatos voam, com exceção de Caramba, que vive de tentativas frustradas e planos mirabolantes. Mas ele não vai desistir tão fácil! 

Marie-Louise Gay, para quem ainda não conhece, é a autora das adoráveis séries Estela e Marcos, sobre as quais falarei numa outra ocasião. Quem já viu uma ilustração dela, certamente se enterneceu: o cabelo vermelho cheio e esvoaçante de Stella, um barquinho no horizonte, um cavalo marinho gigante, as borbulhas na banheira de Marcos. Caramba também é pura delicadeza. 

Ele é um gatinho malhado, roliço, com um nariz bem vermelho e um macacão listrado. Sua melhor amiga é a porquinha Olga, companheira fiel e meiga até o último fio de cabelo. Olga é quem consola Caramba e, apesar do mau humor do amigo, ela consegue certos momentos de calmaria e reflexão. Mas aí aparecem os primos de Caramba, os gatos voadores Biju e Paçoca. 

À partir da intervenção deles, tudo vira uma confusão. Biju e Paçoca decidem fazer Caramba voar e este ato vai gerar uma nova – e incrível! – descoberta. Lindo, leve, divertido, um livro perfeito para aqueles dias enevoados e emburrados. 

Caramba
Autora/Ilustradora: Marie-Louise Gay
Editora: Callis
Tema: Amizade
Faixa etária: 4-6 

Leia também: Um de meus livros preferidos na infância (até hoje sinto o aroma e o sabor do queijo de cabra!), Heidi (infelizmente está fora de catálogo, mas dá para encontrar edições antigas na Estante Virtual) fala sobre superação de limites. A famosa órfã dos Alpes Suíços luta contra a pobreza, a tristeza e o abandono e conquista o amor do amargurado avô.