Livro do dia: A floresta e o estrangeiro

Livro do dia: A floresta e o estrangeiro

Posted by Kátia

Lasar Segall nasceu em 1891 na região de Vilna, então Rússia. As florestas faziam parte do dia a dia dos moradores, com carvalhos e olmos espalhados por extensos bosques dos quais boa parte da população tirava seu sustento. O jovem Segall, que sempre almejara ser pintor, começou como estrangeiro na Alemanha, em 1906. Desiludido com a Europa do pós-guerra, transfere-se para o Brasil na década de 1920. 

O artista, que já expusera seus trabalhos aqui em 1913, logo torna-se amigo de grandes nomes das artes e letras brasileiras como Mário e Oswald de Andrade. Estabelecido em São Paulo, constitui família. Doze anos depois conhece a Serra da Mantiqueira, mais precisamente a deslumbrante região de Campos do Jordão, que influenciaria a obra do artista, com suas montanhas e araucárias. Quando faleceu, em 1957, Segall pintava uma grande série de florestas. Mesmo depois de sua morte, seus quadros continuaram a viajar pelo mundo inteiro. 

No livro do dia, inspirado livremente na vida de Segall – o poema de Alberto Martins tomou como base as magníficas aquarelas e guaches do artista - um estrangeiro chega numa terra estranha, onde sequer podia dar bom dia às pessoas por conta das diferenças entre as línguas. Nas ruas depara-se com rostos neutros, caras viradas, e por isso passa os dias trancado em seu quartinho. 

Então, num belo dia, o estrangeiro descobre a floresta e sua profusão de cores e sons. E um desfile surge de repente (o estrangeiro até pensa que está num set de filmagem tamanha a diversidade do lugar): um elefante tocando atabaque e três homens da cor do chocolate, antílopes galopantes, borboletas, gnus, macacos. Ali, tudo era alegria, não fazia diferença se você fosse bicho-gente ou bicho-animal. E assim como a floresta adota o estrangeiro, o Brasil adotou Lasar Segall. Bela homenagem a um dos “nossos” maiores artistas. 

A floresta e o estrangeiro
Autor: Alberto Martins
Artista: Lasar Segall
Projeto gráfico: Hélio de Almeida
Editora: Companhia das Letrinhas
Temas: Poesia; Arte; Natureza
Faixa etária: À partir de 07 anos 
 
Conheça também: O Museu Lasar Segall fica na Vila Mariana, em São Paulo, instalado na própria casa do artista. O museu conta com mais de três mil obras de Segall, entre desenhos, pinturas, gravuras, cenários e esculturas. Há ainda um ateliê de gravura, para que você possa aprender um pouco mais sobre as técnicas que ele utilizou. Um ótimo programa cultural, não deixe de visitar (endereço completo nos Links Legais)!