Livro do dia: Discurso do urso

Livro do dia: Discurso do urso

Posted by Kátia

Quando eu trabalhava em livraria, havia quase que uma polêmica em torno deste livro: uns o amavam, outros o detestavam. É certo que quando fazíamos contação de histórias sempre tinha uma criança que chorava de medo do “urso que morava dentro das paredes”. Mas não poderíamos esperar nada diferente do autor que escreveu O Jogo da Amarelinha, um dos livros mais ininteligíveis de todos os tempos. Excentricidade é um bom adjetivo. Mas relendo esses dias a história - e lendo-a para pessoas que a desconheciam – pude perceber que o urso, além de ser um cara trabalhador e responsável, também acredita na generosidade como forma de melhorar o mundo. Ele é um otimista, um pacifista, um romântico incurável. 

O urso vermelho mora nos canos de um prédio. Ele trabalha na manutenção do encanamento, movendo-se em silêncio pelos tubos de água quente, da calefação, do ar condicionado. Ele mantém tudo limpinho e organizado, sua vasta pelagem o auxilia nesta tarefa. O trabalho do urso o deixa muito satisfeito, ele sente-se maravilhosamente bem correndo o tempo todo de cano em cano. 

Na realidade, ele é um urso muito bem-humorado. De vez em quando prega peças nos moradores dos apartamentos, ao enfiar uma pata pela torneira aqui ou dar um grunhido ali. À noite, o urso reserva alguns momentos para olhar a lua no telhado do prédio. Sentado na chaminé, ele admira sua dança. Às vezes, aproveita a escalada até o topo e toma um delicioso banho na caixa d’água salpicada de estrelas. 

Nesses momentos de felicidade extrema, o urso sai deslizando pelos canos e daí os moradores reclamam do barulho, e escrevem cartas ao zelador do prédio. Mas o urso não se importa. Ele sente uma espécie de pena e solidariedade pelo gênero humano. Apieda-se de nós porque somos tão grandes e desajeitados – e consequentemente não podemos andar pelos canos - e porque, no fundo, somos muito solitários. Então não se assuste se um dia você estiver lavando o rosto de manhã e de repente levar uma lambida no nariz ou sentir uma mãozinha peluda a lhe acariciar o rosto. É o urso, a mostrar que realmente se preocupa contigo. Veredicto final: lindo de viver!!! 

Discurso do urso
Autor: Julio Cortázar
Ilustrador: Emilio Urberuaga
Editora: Record
Tema: Amor e amizade
Faixa etária: A partir de 04 anos

Leia também: Mais um urso adorável, só que este aqui está faminto e se coloca em busca das lendárias Montanhas de Mel. Conheça o urso Hugo e toda a sua determinação em Fome de Urso (Ed. Brinque-Book). Ele é tão gorducho e grandalhão que dá vontade de morder. Fofíssimo!

O urso toma um banho de estrelas, observado pelo inseparável amigo gato
discurso-do-urso.gif