Livro do dia: A árvore generosa

Livro do dia: A árvore generosa

Posted by Kátia

Ontem tivemos um belo prato de entrada para a comemoração do Dia da Árvore, e hoje o dia raiou muito mais colorido! Feliz Dia da Árvore para todos nós! Juro que tentarei não encharcar o teclado de lágrimas porque o livro do dia é uma história de amor tão maravilhosa quanto triste. Era uma vez uma árvore que amava um menino. E o menino retribuía esse amor visitando sua amiga todos os dias, recolhendo suas folhas para construir coroas e brincar de rei da floresta. Ele balançava-se em seus galhos, comia suas maçãs e, quando se cansava, dormia sob a sombra da árvore generosa. 

O menino amava realmente essa árvore e era ela feliz por conta disso. Mas o tempo passou e o menino foi crescendo, crescendo, crescendo. Encontra um novo interesse amoroso e deixa a árvore sozinha por longos períodos. Ele aparece num belo dia e a árvore o convida a celebrar os velhos tempos, pede para ele subir em seu tronco, balançar-se nos seus galhos, brincar e ser feliz para sempre. Mas isso não mais bastava para o menino alegrar-se. Ele queria ganhar dinheiro, tinha necessidades financeiras. Será que a árvore não teria dinheiro para lhe arrumar? 

Ela diz que não, pede desculpas, mas sugere que o menino venda suas maçãs para arrecadar algum dinheiro e ser feliz. E ele assim o faz. Arranca todas as maçãs da árvore e as leva embora. A árvore fica feliz com a felicidade do menino, mas ele logo some novamente, deixando-a abandonada, entristecida. Mais uma vez ele retorna, e ela refaz o convite, esperançosa: “Venha balançar-se nos meus galhos e ser feliz”. Agora ele é um homem muito ocupado, cada vez mais distante daquela imagem de menino sapeca que só a árvore ainda enxergava. 

Mas o amor é cego e a árvore generosa seria capaz de qualquer coisa pela felicidade do menino. Eu sei que o meu amor extremo pelas árvores pode parecer exaustivo, mas seguirei falando sobre o assunto em todas as oportunidades. É importante saber respeitá-las e valorizá-las, não somente hoje no seu dia especial, mas em cada minuto, todos os dias, eternamente. Plante árvores e denuncie abusos. É nosso dever de cidadão, uma lição que deve ser ensinada desde bebezinho. Não faça como o menino da árvore generosa, que esqueceu sua infância e só pensou em bens materiais. Você sabe que só o amor importa. Agora com licença que eu vou sair correndo e abraçar todas as árvores que aparecerem na minha frente. Fica a sugestão :D 

A árvore generosa
Autor/ilustrador: Shel Silverstein
Editora: Cosac Naify
Temas: Amor; Natureza
Faixa etária: À partir de 04 anos

Assista também: Chega de lágrimas no Dia da Árvore. Assista e se inspire com a história do homem solitário que no período de trinta anos plantou uma floresta inteira num vale antes desolado. O Homem que Plantava simplesmente deslumbrante. Sou apaixonada por esse filme!!!

Uma floresta viva, magnífica arte de Angela Barrett
Angela_Barrett9.jpg