Livro do dia: Píppi Meialonga

Livro do dia: Píppi Meialonga

Posted by Kátia

Pippilotta Comilança Veneziana Bala de Goma Filhefraim Meialonga tem nove anos, tranças espetadas na cor de cenoura e sardas que ela não troca por nada no mundo. É uma grande encontradora de coisas, tem uma superforça, adora cozinhar e vive sozinha na Vila Vilekula. Quer dizer, não exatamente sozinha. Ele vive com Senhor Nilson, que é um macaquinho, e com um cavalo. Tem dois vizinhos, Aninha e Tom, que viverão grandes aventuras ao lado desta figuraça. 

Divertida, voluntariosa e simplesmente irresistível, Píppi é uma daquelas leituras que deixam um sorriso nos lábios do início ao fim. Filha do capitão naval Efraim, desaparecido no mar, ela nos conta histórias engraçadíssimas que jura ter vivenciado ao redor do mundo. Por exemplo, Píppi garante que no Egito todas as pessoas andam de costas. Já no Brasil, todo mundo passa gema de ovo na cabeça, por isso não existem carecas por aqui. 

Um piquenique ou uma ida ao circo nunca serão apenas isso se você estiver na companhia de Píppi. Porque ela certamente inventará de montar num touro bravo ou lutar com o homem mais forte do mundo. Aqui nada é previsível. Nem um incêndio no único arranha-céu da cidade, nem um assalto hilário, que termina com Píppi dançando xote com os supostos ladrões. 

E ainda por cima, o lugar favorito de Píppi na casa é a cozinha (assim como o meu!). Foi justamente desta maneira que ela me encantou, através das delícias que prepara para os amigos. São bolinhos, panquecas, biscoitos de canela, pudins, chocolate quente, tudo isso agradou em cheio a doceira exigente que vos fala. Sempre que estou cantarolando na cozinha, lembro-me da musiquinha da Píppi: “Agora vamos fritar panquecas, agora vamos fazer panquicas, agora vamos assar pancocas!” 

Ela é assim, entrará na sua vida e nunca mais sairá. Além de tudo, esta linda edição é ilustrada pela não menos adorável Lauren Child, criadora da minha dupla favorita: Charlie e Lola. Um livro para ter na biblioteca e reler para cada criança (pequena ou grande) que entrar na sua casa.

Píppi Meialonga – Edição de luxo
Autora: Astrid Lindgren
Ilustradora: Lauren Child
Editora: Companhia das Letrinhas
Temas: Aventura; Clássico
Faixa etária: 7-11

Leia também: Outra garota super forte e invocada (mas um pouquinho mais gorducha e dentuça) que eu amo é a Mônica, do Mauricio de Sousa. Recomendo Turma da Mônica – Coleção Histórica (Ed. Panini), uma caixa com os primeiros quadrinhos dos personagens da querida turminha, lá da década de 1970. Uma joia rara para as crianças do século 21.

Cartaz do filme de 1969
pippi_longstocking-poster-movie-1969.jpg