Livro do dia: O caso da borboleta Atíria

Livro do dia: O caso da borboleta Atíria

Posted by Kátia

Falei anteriormente aqui e aqui sobre o meu caso de amor com a Série Vaga-Lume da editora Ática. São volumes incríveis que encheram a minha cabeça de ideias na infância e na adolescência. Muitos mistérios, crimes, dramas, aventuras, eu me imaginava como uma cúmplice, uma aliada daqueles heróis que na maioria das vezes eram crianças como eu. Uma criança comum a enfrentar os males do mundo. Lindas e inocentes recordações. 

Confesso que fiquei um bom punhado de anos sem ler O caso da borboleta Atíria, mas isso mudou no ano de 2000, quando conheci a minha alma gêmea literária, parceira de cinefilia e amiga-para-toda-vida Paty. Numa de nossas conversas sem fim, ela me contou da paixão pela Atíria e todos aqueles bons sentimentos da infância voltaram de uma vez. Tive que comprar o livro imediatamente e relê-lo de uma sentada só. Nós duas temos esperança de que num belo dia alguém faça uma animação baseada na história. De preferência em stop motion. 

O livro do dia conta as aventuras de Atíria, linda borboleta amarela com raias pretas que nasce com um desvio nas asas e por isso se locomove com certa dificuldade. Mas não pense que isso a impede de se meter em confusões! Atíria vive com sua mãe adotiva Jitiranaboia (um inseto parente da cigarra) num tronco de jacarandá na Alameda dos Pinheiros e tem como amigos o gozador Louva-a-deus e o príncipe Grilo. Com a ajuda de duas borboletas-detetives, Grilo investiga o misterioso assassinato de sua noiva Helicônia. Atíria sempre ouve histórias sobre criaturas assustadoras que vivem no bosque. Descuidada, acaba se perdendo de casa e terá que contar com a sorte e a astúcia para sobreviver a um enxame de personagens bizarros que cruzarão seu caminho. 

Além de emocionante, Atíria é um livro muito educativo, uma verdadeira aula de entomologia. A descrição dos bichos que habitam o bosque é sensacional, não tem como não temer o Touro Voador, besouro gigante terrível de chifres pontiagudos. E o Arlequim-da-mata, então? Perigosíssimo escaravelho-bandoleiro de corpo chitado de vermelho, preto e branco. Mas é claro que há espaço para a beleza, e através da leitura, pude conhecer a linda Morfo Menelau, borboleta esplêndida de um azul vivo que brilha como lamê. A Catagrama, com suas asas negras veludosas, enfeitadas de vermelho e azul. E tantas outras maravilhas que você só pode descobrir de uma maneira: acompanhando a graciosa Atíria nas suas andanças pelo bosque. Bom passeio! 

O caso da borboleta Atíria
Autor: Lúcia Machado de Almeida
Editora: Ática
Temas: Aventura; Natureza
Faixa etária: À partir de 10 anos 

Leia também: É fascinado por insetos e vive grudado no seu manual de entomologia? Eis aqui mais uma aventura especial para você, No país das formigas (Ed. Ediouro), livro infantil pouco conhecido do famoso escritor paulista Menotti Del Picchia. João Peralta e Pé-de-Moleque (dois meninos tão curiosos quanto você) tomam um líquido verde, ficam do tamanho de um mosquito e aprontam muito no reino dos insetos.