Livro do dia: Stellaluna

Livro do dia: Stellaluna

Posted by Kátia

Eu vivo à procura de livros sobre meus animais favoritos (que são geralmente os mais bizarros) e fiquei muito surpresa ao encontrar, há algum tempo atrás, a adorável história de Stellaluna. Deixe-me apresentá-la à vocês: Stellaluna é um filhote de morcego frugívoro (daqueles que se alimentam apenas de frutas). Ela é carinhosa e curiosa, como todo bebê prestes a descobrir o mundo. 

Um ataque de coruja separa Stellaluna de sua mãe, e ela acaba caindo num ninho onde vivem três pássaros recém-nascidos. Então, ela tem que aprender a viver como um pássaro: comer insetos, dormir durante a noite, etc, e a mãe pássaro até a proíbe de se pendurar de cabeça para baixo! Ainda assim, Stellaluna torna-se grande amiga de Flope, Flipe e Flape, os passarinhos. 

A natureza chama Stellaluna e ela acaba reencontrando seus familiares morcegos, inclusive sua querida mãe. E finalmente pode seguir seus instintos e se aventurar pela floresta à noite. Diferenças à parte, Stellaluna volta a se reunir com os amigos pássaros, saindo juntos inclusive para um voo noturno que acaba em muita confusão e risada. Afinal, questiona a morceguinha: "Como podemos ser tão diferentes e nos sentirmos tão iguais? E como podemos nos sentir tão diferentes e sermos tão iguais?" Amizade não escolhe raça ou espécie. 

Aqui, deixo mais uma informação em defesa dos morcegos. Dentre as mais de mil espécies existentes, apenas três se alimentam exclusivamente de sangue (são os chamados hematófagos). Os demais possuem uma dieta variada que inclui frutas, sementes, folhas, peixes, etc. Ah, claro, os morcegos também são os únicos mamíferos que podem voar. Enfim, quem ama animais também não escolhe raça ou espécie, certo? 

Stellaluna
Autora/ilustradora: Janell Cannon
Editora: Rocco
Temas: Amizade; Preconceito.
Faixa etária: À partir de 04 anos. 

Leia também: Outro animal que adoro (e que também sofre muito preconceito!) é a aranha. Indico o livro A Aranha Bordadeira (Ed. Elementar), que conta a história de Berenice, uma aranha bordadeira rebelde que não gosta de tecer fios. Lindas ilustrações de Marília Perillo, adoro!!!

Bartok, o Magnífico é um adorável morcego albino que enfrenta a Baba Yaga! Assistam ao filme, é demais!!!
bartok3.jpg