Livro do dia: A pequena marionete

Livro do dia: A pequena marionete

Posted by Kátia

Hoje é o Dia do Artista de Teatro e é com muito orgulho que apresento A pequena marionete, livro que conheci através da indicação do meu ídolo Odilon Moraes. Quando o conheci, na Livraria Haikai (leia mais aqui), perguntei qual era o livro que o inspirava e ele citou este aqui. Na época eu só me recordava da autora Gabrielle Vincent por causa da série Ernest e Celestine, mas na hora nem liguei uma coisa a outra (é sempre emocionante demais conversar com o Odilon, ele é o máximo!). Ele pegou então o livro e me mostrou e é claro que, assim que me despedi dele, peguei A pequena marionete e mergulhei na leitura. 

Na realidade, a leitura se dá através de imagens, são desenhos delicadíssimos feitos com carvão (adoro essa técnica!) sobre papel branco, pura simplicidade, pura magia. Aqui, as palavras são dispensáveis porque tudo o que deve ser dito, é transmitido através do olhar. Especialmente do olhar do menino, hipnotizado pela marionete. 

O menino sai de casa para brincar na rua, sem um destino certo, e acaba parando numa rua onde um senhor montou um teatro de marionetes. Ele parece à espera do público (os assentos estão vazios) e sorri quando vê o menino interessado na sua arte. Então o espetáculo começa, e o encantamento também. A marionete, coisa linda de se ver, aparece toda mimosa, e eles ficam se olhando. Não consigo descrever melhor a beleza dessas cenas, é tanta doçura e inocência que me leva às lágrimas. 

De repente, surge um lobo em cena e a marionete sente medo. Já o garoto, esse sente o mais puro terror ao ver aquela bocarra aproximando-se de sua querida amiga. Ele não consegue mais olhar, ele não pode aceitar aquele destino cruel. Rapidamente ele age, abraçando a marionete com força, salvando-a de um fim tenebroso. O titeriteiro (o velhinho que manipula as marionetes) fica sem reação, mas o menino foge com a boneca nos braços, levando-a para longe do monstro pavoroso. O velhinho vai atrás, afinal, que absurdo, o menino está levando sua estrela! O garoto bem que tenta sair de cena, mas os olhos do homem são bondosos, e eles ficam frente a frente, prontos para iniciar mais uma nova amizade. Uma palavra a mais sobre esse livro: GENIAL! 

A pequena marionete
Autora/ilustradora: Gabrielle Vincent
Editora: 34
Temas: Amizade; Teatro
Faixa etária: À partir de 01 ano 

Assista também: Eu já comentei aqui o quanto sou fascinada por marionetes, então é claro que a dica de hoje envolve uma animação sobre o tema. Marionetes (Strings, 2004) é uma produção escandinava que conta com 100 marionetes de 20 cordas cada uma (!!!), um absurdo de lindo, com ritmo incrível. A história gira em torno de um príncipe herdeiro que parte de seu reino em busca dos assassinos de seu pai. Uma fábula inesquecível.

Marionete de retalhos, por Holly Clifton-Brown
lily_cole_ragdoll__blog_holly-clifton-brown_marionetas.jpg