Livro do dia: De repente, nas profundezas do bosque

Livro do dia: De repente, nas profundezas do bosque

Posted by Kátia

Numa aldeia cinzenta e triste, esquecida pelo mundo, vivem alguns poucos adultos nostálgicos pelo tempo em que os animais habitavam o lugar. É isso mesmo que você está lendo, nesta aldeia não existia animal algum, fosse cachorro, gato, pássaro, peixe, pulga ou minhoca. Então esses raros adultos suspiravam de saudade, mas a maioria dos moradores da aldeia simplesmente se recusava a falar sobre isso. 

As crianças, pobres coitadas, seguiam o exemplo dos pais, negando tudo, calando, se resignando. A professora Emanuela, que amava os bichos, ainda insistia com as crianças, mostrando desenhos e imitando os sons dos animais, mas muitos a ridicularizavam. Entre seus alunos, o menino Nimi era um dos que a ouvia com a maior atenção. Ele sonhava com os animais perdidos, animais que ele nunca vira ou tivera o menor contato. Ele sonhava que seus sapatos transformavam-se ouriços ou que morcegos o levavam para voos noturnos. Então um dia ele atravessa o bosque (algo expressamente proibido) e volta totalmente mudado. 

Rejeitado pelos colegas de escola, pelos vizinhos e até por sua família, Nimi passa a comunicar-se exclusivamente por relinchos e decide vagar sem rumo pela aldeia, ora instalado no alto de uma árvore, ora correndo à noite entre as casas devidamente trancadas. Tudo o que se sabe sobre os animais é que uma noite veio Nehi, o demônio das montanhas, e levou-os todos com ele. 

Mas, além de Nimi, há duas outras crianças que acreditam na existência dos animais e que escondem um segredo que nenhuma criança deveria saber. Maia e Mati, amigos inseparáveis, irão desafiar as leis da aldeia e atravessar para o outro lado, na esperança de descobrir o que realmente aconteceu com os animais. Sinceramente, eu só tenho uma reclamação a fazer sobre o livro: ele termina rápido demais! Li de uma sentada só e fiquei tristonha quanto acabou. Delícia de leitura!!! 

De repente, nas profundezas do bosque
Autor: Amós Oz
Editora: Cia. das Letras
Temas: Aventura; Medo; Natureza
Faixa etária: À partir de 12 anos 

Leia também: O que é bom e o que é mau na natureza? Ou, o mais importante, o que é bom e o que é mau no ser humano? Você pode descobrir tudo isso em Soprinho – O Segredo do Bosque Encantado (Ed. Ática). Eu sempre acreditei que todos os bosques do mundo fossem encantados, mas com Soprinho descobrimos que tudo vai muito além de nossa rasa compreensão. Um clássico nacional!