Livro do dia: Senhor cavalo-marinho

Livro do dia: Senhor cavalo-marinho

Posted by Kátia

Um sonoro e fabuloso Feliz Dia dos Pais para todos os guerreiros inspiradores que enchem as nossas vidas de beleza, criatividade e emoção. Um viva especial ao melhor pai do mundo, o meu Pepe (que está lá em Sampa, tão longe de mim Surprised) e ao novo papai Marcelo, meu irmãozinho querido que está celebrando o seu primeiro Dia dos Pais. Estes são homens maravilhosos que estou abraçando à distância. Por favor, não deixe de abraçar muuuito o seu amado paizinho se ele estiver perto de ti. 

É claro que o livro do dia fala de um super pai, quer dizer, não apenas um, mas inúmeros valentes papais do fundo do mar. Tudo começa com um casal de cavalos-marinhos, o pai atencioso cuidando da mãe que precisa colocar os ovos naquele exato momento. O senhor cavalo-marinho oferece-se para cuidar dos futuros bebês e os ovinhos são colocados numa bolsa em sua barriga. Ele leva os ovos para um suave passeio e logo encontra o senhor Esgana-Gata a zelar apaixonadamente por seu ninho repleto de ovos. 

O senhor cavalo-marinho segue o seu caminho, sempre encontrando com empolgados futuros papais. Assim conhecemos, entre outros, o senhor Tilápia, que carrega seus ovos dentro da boca, e o senhor Cachimbo, de corpo longilíneo e colorido, com os ovinhos colados junto à pele. Orgulhoso dos amigos que já se revelam grandes pais, o cavalo-marinho nada com a barriga redondinha de pura alegria. Mas a grande hora está chegando e ele finalmente irá comemorar o Dia dos Pais com todos os seus bebês. 

O livro é mais uma obra de arte de Eric Carle, autor do genial O artista que pintou um cavalo azul, sobre o qual já falamos aqui. As ilustrações gigantescas e multicoloridas são um atrativo para os olhos e os pequenos ainda poderão interagir com o livro, descobrindo espécies escondidas em vários pontos do oceano. Mais lindo do que descobrir toda a vida existente no fundo do mar, é descobrí-la ao lado de seu papai. Divida essa experiência com ele e, claro, encha-o de beijos. Pai, te amo muito, sinto imensamente a falta de seus ótimos temperos, de seu bom-humor, suas risadas contagiantes, sua energia linda e até de seus filmes ruins de kung-fu. Feliz Dia dos Pais!!! 

Senhor cavalo-marinho
Autor/ilustrador: Eric Carle
Editora: Kalandraka
Temas: Família; Natureza
Faixa etária: 04-06 
 
Assista também: Eu sempre fui fã do pinguim sapateador Mumble, mas Happy Feet 2 (2011) nos apresenta a um personagem mais adorável ainda, o seu filhote Erik. Sonhador nato, Erik espelha-se na coragem e ousadia de seu pai herói Mumble e as cenas em que os dois contracenam podem arrancar lágrimas dos mais sensíveis. Um filme perfeito para a ocasião. 

O meu lindo pai Pepe de gravatinha borboleta e o meu avô Pietro, há muitos, muitos anos atrás. Saudade de uma época que eu nem vivi...
katia025.jpg