Livro do dia: O livro dos monstros!

Livro do dia: O livro dos monstros!

Posted by Kátia

Começando a nossa semana especial do Halloween, hoje é dia de falar sobre monstros. Mas não os monstros clássicos, como a criatura de Frankenstein (que já vimos aqui) ou o conde Drácula (logo mais), mas histórias de monstros recolhidas no mundo inteiro, contos populares de seres até então desconhecidos. Começamos com o terrível Chinu, das tribos da América do Norte. O Chinu, que voa através dos ventos gélidos, tem dentes afiados e pontiagudos como os de um urso e no seu peito bate um coração maligno e antigo. Ficou com medo? Aqui ele aparece para aterrorizar um casal que montara acampamento na floresta de pinheiros, a fim de caçar durante o inverno. Eu nem te conto o que ele vai aprontar com eles, ou melhor, o que o casal apronta para o Chinu. 

Passamos depois para o Monstro do Furacão, um conto aborígene, da Austrália. Aqui conhecemos o motivo dos sapos serem tão assustadiços. Não é verdade que eles pulam na água ao menor sinal de ruído? Pois bem, isso aconteceu porque o destino levou o Monstro do Furacão, o Wurrawiberu, até eles. O Monstro era como uma voz que pareciavir de toda parte e de lugar nenhum. Uma voz sussurrante, arrepiante, que falava no pé do ouvido de cada pobre sapinho. Não é à toa que eles fugiam apavorados para dentro da lagoa. Bom, depois temos o Abominável Homem das Neves (ok, esse aqui pode até ser considerado um monstro clássico), do Nepal, que na verdade não é nem um pouco abominável. Muito pelo contrário. O monstro e sua família acabam ajudando um jovem “levemente” perdido na vida. 

A Garota Sem Medo, um conto bantu, da África do Sul, é muito legal! Ntombi era a filha do chefe da tribo, uma princesa indígena que não se comportava de forma alguma como mocinha. Ah, ela era agitadíssima, corria, pulava e gritava por todo canto, era petulante e adorava discutir. Era uma jovem que não tinha medo de nada. Seu pai queria casá-la, mas a moça nem dava bola para ele. Ela só se apaixonaria por um homem sem medo, e os príncipes que conhecia não estavam à sua altura. Um dia ela inventa de ir até o horripilante rio Ilulange, no qual diziam que vivia a Mãe dos Monstros. O destemor da garota, no final das contas, a levará para um encontro inesperado. Rona Dentões, lenda do Taiti, narra as peripécias da mulher-monstro extremamente poderosa, conhecedora de feitiços terríveis e que só se importava com a filha, Rina, que ao contrário dela era a doçura em pessoa.

No final temos O Ogro Emplumado, da Itália, no qual um rei doente faz um pedido um tanto inusitado: quem lhe trouxesse uma pena mágica do ogro receberia a mão de sua filha em casamento. Pírolo, um jardineiro um tanto entediado, aceita a missão e vai até o final do reino à procura do tal ogro. Ao chegar à praia, avista ao longe a ilha do ogro e para chegar até ele contará com a ajuda de um barqueiro amaldiçoado. Uau! Muito mais do que realmente aterrorizar essas histórias te farão rir e descobrir pequenos pedacinhos do nosso mundão. Eu recomendo! 

O livro dos monstros
Autora: Fran Parnell
Ilustradora: Sophie Fatus
Editora: Companhia das Letrinhas
Temas: Contos populares; Aventura; Fantasia
Faixa etária: 07-11 

Leia também: Já que eu toquei no assunto dos monstros clássicos, uma ótima maneira de encontrá-los todos reunidos (ai que felicidade!) é a Enciclopédia dos Monstros (Ed. Ediouro). Aqui você vai conhecer tanto os seres horripilantes da literatura, quanto os que povoam as artes plásticas, o cinema, a tv, o rock’n’roll, e claro, os quadrinhos. Iupi! É diversão garantida, do começo ao fim – recomeçando logo em seguida, com certeza.

Qual será a criatura sinistra que Herman e Lily Munster encontraram no bueiro?
the-munsters.jpg