Livro do dia: A casa na árvore

Livro do dia: A casa na árvore

Posted by Kátia

O livro do dia é um projeto de pai e filha (e isso sempre me emociona muito), os holandeses Ronald e Marije Tolman. O esplêndido trabalho da dupla rendeu vários prêmios, entre eles o Prêmio Ragazzi da Feira do Livro de Bolonha, em 2010. Na ocasião, foi eleito o livro ilustrado mais bonito do mundo. Se você olhar apenas a capa da obra - um urso polar navegando numa baleia -, já vai entender do que estou falando. As imagens, gigantescas, ocupam a página inteira. As palavras são desnecessárias, não é possível traduzir em texto a magnitude da natureza. 

Acompanhamos aqui uma dupla de ursos e a mudança inclemente das estações. Entretando, nada é dolorido ou difícil, pelo contrário. Eles celebram a passagem dos dias de todas as formas que você possa imaginar, sempre com bom humor e alegria. O urso branco chega primeiro à casa da árvore. A maré está alta e ele vem nadando. O urso pardo chega de barco e ambos admiram a paisagem, que aos poucos vai mudando. A imensidão azul e branca logo é invadida por uma profusão de rosa. 

São os flamingos que chegaram para uma visita. Os ursos estão lendo e curtindo a vida, e os flamingos decidem passar um tempo com eles. Mais amigos vão chegando aos poucos: o rinoceronte, o pavão, o panda, a coruja, o hipopótamo. A casa na árvore vira uma festa, com todos reunidos. Mais uma vez a paisagem muda. Vai do rosa ao verde, e deste ao amarelo. De repente, chega um urso negro num barco voador para saudar os amigos. Essa sequência é linda demais, com os balões vermelhos do barco a dominar o céu. A felicidade é contagiante, os animais só querem saber de brincar. Mas a maré volta a subir e chega a hora da despedida. Tudo bem, sem problemas, até o ano que vem! 

Os ursos ficam novamente sozinhos, admirando a perfeição do lugar. A neve cai, a noite chega e os ursos estão tão satisfeitos que até poderiam aplaudir a bela lua cheia. Cá entre nós, quem nunca quis ter uma casa na árvore para viver secretas e incríveis aventuras? Eu sempre sonhei com a casa na árvore e acredito que um dia ainda construirei a minha. Se você já tem uma (mesmo que imaginária), leve todos os seus amigos ursos, flamingos, cachorros, gatos e humanos para lá e aproveite a estadia ao lado deste querido livro. 

A casa na árvore
Autores/ilustradores: Ronald e Marije Tolman
Editora: Brinque-Book
Temas: Amizade; Natureza
Faixa etária: A partir de 04 anos 
 
Assista também: As crianças de hoje devem conhecer as Sylvanian Families como uma (maravilhosa!!!) coleção de brinquedos, mas nos anos 1980 tivemos o privilégio de assistir a série animada – que em São Paulo passava no SBT – A Família Silvestre (Sylvanian Families, 1987-1988). Com adoráveis animais que moravam em casinhas na floresta, as tramas giravam em torno de uma criança que adormecia e visitava em sonhos o tal lugar encantado. O box com os treze episódios não foi lançado no Brasil, mas dá para achar facilmente no you tube. Vale a pena, acreditem!

Um refúgio perfeito para uma boa leitura ♥
ronald-marije-tolman2.jpg