Livro do dia: A sombra de Innsmouth

Livro do dia: A sombra de Innsmouth

Posted by Kátia

“Você está viajando através de uma outra dimensão, uma dimensão não só da visão e do som, mas da mente. Uma viagem a uma terra maravilhosa cujos limites são o da imaginação. Sua próxima parada: Além da Imaginação" É assim que se iniciava uma das séries mais instigantes de todos os tempos, The Twilight Zone, que aqui no Brasil recebeu o nome de Além da Imaginação. Exibida originalmente entre 1959 e 1964, a série – apresentada pelo próprio criador e principal roteirista, Rod Serling – abordava temas de ficção científica, horror e fantasia. Era uma série incrível focada no roteiro e muitas vezes no terror psicológico, sem o uso abusivo de efeitos especiais. O sucesso foi tão estrondoso que houve até um revival na década de 80 e outro mais recente, em 2002. Ainda que as minhas memórias conservem essa segunda série dos anos 80, tive a oportunidade de rever agora adulta a série original e digo com todas as letras: é épica!!! 

Mas, afinal de contas, por que estou falando sobre Além da Imaginação? Porque hoje é comemorado The Twilight Zone Day! E para celebrar direitinho a data é preciso assistir a muitos episódios (veja mais abaixo) e também ler uma história de terror, claro! Sempre!!! Então, senhoras e senhores, com vocês o mestre do terror psicológico, Mr. H. P. Lovecraft! O livro do dia, indicado para os mais velhos, faz parte dos aterradores Mitos de Cthulhu sobre os quais já falei aqui. Nenhuma gotinha de sangue é derramada no decorrer da trama e ainda assim é de deixar qualquer marmanjo com os cabelos de pé. Dá muito medo!!! O conto, que se passa em 1927, é narrado por um jovem à princípio não nomeado que durante uma excursão pela Nova Inglaterra ouve muitas lendas acerca da tal cidade portuária de Innsmouth – lendas atrozes, diga-se de passagem. Ao conversar com o bilheteiro da rodoviária de Newburyport, a fim de obter passagens de ônibus mais baratas, ele fica sabendo de um desvio por Innsmouth que lhe pouparia uns bons dólares. Mas o bilheteiro o adverte: coisas sinistras têm lugar naquela cidadezinha, que, aliás, nem consta nos mapas. 

Cheia de casas abandonadas e habitantes esquivos - portadores de estranhas deformidades – a cidade tivera como morador mais ilustre o capitão Obed Marsh que, segundo as más línguas, fizera um pacto com o demônio. Ao largo da costa havia o Devil Reef, um recife escuro onde seria possível avistar uma legião de demônios – o capitão Marsh era frequentador assíduo do lugar. Possivelmente fora ele quem derá má fama à cidade, mas a verdade é que desde aquela época, em meados dos anos 1840, só coisas terríveis tinham acontecido por lá. Uma epidemia levara mais da metade da população. Os sobreviventes mais velhos adquiriam um repulsivo aspecto de anfíbio e os animais passavam longe de Innsmouth. E muito mais. 

Cada vez mais curioso, o jovem tem seu destino selado ao visitar uma pequena exposição de joias provenientes da cidade: ele fica hipnotizado e ao mesmo tempo horrorizado com o que vê. De metal desconhecido pelo homem, e como que desenhada para uma cabeça de desenho elíptico, a tiara tinha o brilho do ouro e admiráveis motivos geométricos e marinhos cinzelados em seu contorno. Com os sentidos de antiquário aguçados, o jovem enfim parte para Innsmouth e tudo o que vê pelo caminho é somente um pouco melhor do que o aguarda lá: a desolação absoluta. O final, com a revelação da identidade do rapaz, é estarrecedor – mais do que isso eu não posso contar. Leiam, leiam todos os contos de Lovecraft (só evite-os à noite, senão há o risco de perder o sono de vez, como já aconteceu comigo em várias ocasiões). 

A sombra de Innsmouth
Autor: H. P. Lovecraft
Editora: Hedra
Tema: Histórias de arrepiar
Faixa etária: A partir de 14 anos

Assista também: Felizmente, há a possibilidade de revermos TODOS os 156 episódios da série The Twilight Zone original (disponível em alguns pacotes de tv por assinatura) e um de meus favoritos é Vovó Melhor que a Encomenda (I Sing the Body Eletric), da terceira temporada, escrito por ninguém menos que o muso-mor Ray Bradbury. Na trama, um viúvo adquire uma “vovó” robô de feições humanas para auxiliá-lo no cuidado dos três filhos, mas a boa velhinha enfrentará a resistência da menina mais velha. Lindo e poético (inclusive com citações de Walt Whitman), como tudo o que tem a abençoada mão de Bradbury.

Twilight Zone feelings [arte de Olivier Derouetteau]
twilight-zone-feelings.jpg