Livro do dia: A vida íntima de Laura

Livro do dia: A vida íntima de Laura

Posted by Kátia

E o mês de dezembro continua bombando. Hoje é o aniversário de nascimento de Clarice Lispector (1920-1977), a diva adorada, que dirige-se diretamente ao pequeno leitor neste livro que é como um afago no coração. Laura é uma galinha bem comum, daquelas marrons meio arruivadas, com um pescoço bem feio e um marido orgulhoso chamado Luís. Laura, seu marido e mais um bando de galinhas vivem no quintal da simpática Dona Luísa. Laura, em sua pequena vida sem grandes dilemas ou pensamentos, é o que se pode chamar de galinha feliz. Por que ela é feliz? Ora bolas, porque ela é bonita por dentro! E também porque é a galinha que mais bota ovos no seu galinheiro. Na verdade, ela é a quem mais bota ovos em todos os galinheiros vizinhos também. 

Laura, a galinha carijó, gosta muito de conversar com as amigas de penas, todas elas marrons meio arruivadas como Laura. Bem, existe apenas uma galinha que é diferente das demais, ela é preta com pintas brancas. Ela também é amiga de Laura, que não acredita nestas bobagens de raça melhor ou pior. Preconceito não está com nada! Laura vivia sua vida assim, tranquila e comilona, até que sentiu que seria mãe novamente. 

Com a chegada do franguinho Hermany, o mais belo e amarelo pinto que o galinheiro já viu, uma nova onda de ternura envolveu o coração da nossa já querida Laura. Ela que às vezes parecia meio arisca e cumprimentava com bicadas, até que se demonstra bastante atenciosa com a chegada de um novo amigo. Te dou um doce se adivinhar quem era o novo amigo! Bom, como eu acho muto difícil de acertar (eu mesma não consegui descobrir quando li o livro), terei que revelar assim, sem muitas firulas. O novo amigo de Laura era um habitante de Júpiter, com um único olho na testa e do tamanho exato de uma galinha. É verdade, eu juro! 

Solícita, Laura oferece uma canção de boas-vindas para Xext (pronuncia-se Equzequte), o jupiteriano. Ele declina, pois não queria acordar o galinheiro e ser confundido com um fantasma, como já acontecera antes. Mas agradece e garante que escolheu Laura porque ela é “pra frente”, e promete protegê-la para sempre, jamais permitindo que fosse parar na mesa de alguém. Pensando bem, a vidinha comum de Laura até que era bem recheada de aventuras.

A vida íntima de Laura
Autora: Clarice Lispector
Ilustradora: Flor Opazo
Editora: Rocco
Temas: Natureza; Aventura

Leia também: No final do livro, Clarice pede que nós, leitores, compartilhemos outras histórias de galinhas. Pois eu vou indicar hoje o ótimo Louise, as aventuras de uma galinha (Ed. WMF), da também sensacional Kate Di Camillo. Louise é uma galinha destemida que decide conhecer o mundo e se mete em confusão ao lado de piratas e feras perigosas. E você, conhece alguma outra história de galinhas? Compartilhe aqui também!

Hoje também é aniversário da poeta americana Emily Dickinson (1830-1886). Ai, essas mulheres inspiradoras... [Bordado lindo por Cornflower Blue Studio]
emily-dick2.jpg