Livro do dia: A princesa de Bambuluá

Livro do dia: A princesa de Bambuluá

Posted by Kátia

Hoje, 22 de agosto, é o Dia do Folclore e para comemorar adequadamente escolhi um conto de um autor que, para mim, é o maior gênio brasileiro de todos os tempos. Luís da Câmara Cascudo (1898-1986) foi historiador, antropólogo e folclorista reconhecido no mundo inteiro. Sua obra vastíssima engloba mais de 150 volumes (tenho verdadeira adoração pelo Dicionário do Folclore Brasileiro e pela História da Alimentação no Brasil). Ele foi uma pessoa de espírito simples e, ao mesmo tempo, possuidor de uma vasta sabedoria. Só para terem uma ideia da personalidade excepcional de Câmara Cascudo, reproduzo aqui um trecho de uma entrevista que concedeu ao jornal A Província: 

“Queria saber a história de todas as cousas do campo e da cidade. Convivência dos humildes, sábios, analfabetos, sabedores dos segredos do Mar das Estrelas, dos morros silenciosos. Assombrações. Mistérios. Jamais abandonei o caminho que leva ao encantamento do passado. Pesquisas. Indagações. Confidências que hoje não têm preço." 

Enfim, uma mente privilegiadíssima. A editora Global lançou no ano de 2001 uma coleção que reúne algumas de suas histórias mais famosas, chamada Contos de Encantamento. Toda a série é ilustrada pela não menos talentosa Cláudia Scatamacchia. Adoro as ilustrações de traços arredondados característicos de Cláudia. Aqueles rostos de lua cheia são inconfundíveis, amo! 

Mas vamos ao conto. João, um rapaz de aspecto amarelado, franzino e faminto aceita o desafio de desencantar a princesa de Bambuluá (seu rosto surge diante dele, um rosto lindo de lua, etéreo). Para isso ele deve suportar graves ameaças físicas, por três dias ininterruptos. Passando pela dura prova, a princesa surge em completa magnificência e o deixa sob os cuidados de uma sábia professora. 

A princesa estava de partida para sua terra, e durante o tempo em que estivessem separados, João deveria estudar muito, especialmente a língua dos pássaros. A princesa viria visita-lo anualmente, e ao cabo de cinco anos, ele estaria pronto para acompanhá-la a Bambuluá. Mas a professora, que desejava ardentemente transformá-lo em genro, engana-o e os enamorados acabam desencontrando-se. Com muita determinação e esperança, o jovem fará de tudo para encontrar o tal reino escondido. Uma dica: terminem esse conto e leiam os demais na sequência. São maravilhosos! 

A princesa de Bambuluá
Autor: Luís da Câmara Cascudo
Ilustradora: Cláudia Scatamacchia
Editora: Global
Tema: Contos populares 
Faixa etária: À partir de 07 anos

Leia também: Neste dia de exaltação das nossas raízes, recomendo um livro de outro grande nome da nossa literatura, o pesquisador da cultura popular Ricardo Azevedo. Contos de Bicho do Mato (Ed. Ática) traz narrativas e quadrinhas que mostram a sabedoria e a poesia legados da tradição oral brasileira.  
 
Memorial Câmara Cascudo, Natal, RN [Fonte: Secretaria Extraordinária de Cultura - SECULTRN]
memorial-cmara-cascudo.jpg