Nyama - Tesouros sagrados dos povos africanos

Nyama - Tesouros sagrados dos povos africanos

Posted by Kátia

Confesso que não sabia nada a respeito deste livro até me deparar com ele na livraria. Comprei na hora, pensando em compartilhar com o meu fofinho Sérgio, apaixonadíssimo pela África e que um dia ainda irá correr com os leões nas savanas. Lemos o livro juntos, e eu fiquei impressionada, porque trata da cultura e do misticismo das tribos africanas e, claro, também é um livro sobre arte. E isso me interessa imensamente. 

Nyama, para o povo dogom, do Mali, é a força vital que anima os objetos, sustenta os homens e encarna o espírito dos ancestrais no dia a dia. Cada um desses povos africanos tem sua própria cultura, rica, vasta e repleta de simbologia. Os objetos rituais, como máscaras, utensílios, relicários, tecidos e instrumentos musicais, falam desse convívio entre o homem e o espírito, o mundo dos vivos e o dos mortos.

Fazemos, ao mesmo tempo, uma viagem através do mapa africano, e uma divertida visita ao museu. No Mali, África ocidental, encontramos uma porta de celeiro esculpida em madeira, a qual era atribuída poderes mágicos. Ela guardava as riquezas do celeiro e vigiava para que a seca se mantivesse bem longe da aldeia. Na Costa do Marfim encontramos os baulês, povo animista que acreditava que os elementos da natureza e os objetos tinham alma. Depois passamos para a África Central, meu capítulo favorito. No Congo, as lindas e vaidosas mulheres valorizavam os penteados, criando verdadeiros adornos sobre suas cabeças. Para não comprometer sua arte capilar, costumavam dormir apoiadas num pequeno encosto, lindo, que ainda tinha a função de apoiar seus sonhos. 

Na África do Sul somos apresentados aos nedebeles, que eram famosos pelas pinturas que adornavam suas paredes e pela confecção de trajes e adereços. A cada etapa da vida, as mulheres usavam um tipo de avental diferente. Avental de pele, bordado com contas, e utilizado somente em grandes cerimônias. Em Angola, a máscara da beleza, feita de madeira, conchas, contas, fibras e ráfia trançada, era usada pelos homens numa suave dança que imitava o movimento das mulheres. Muitos outros objetos e suas histórias maravilhosas te esperam neste museu de arte africana. Feche os olhos e se imagine também entre elefantes, leões, búfalos e tribos ancestrais. Aproveite bem a estadia :D

Nyama – Tesouros sagrados dos povos africanos
Autores: Christiane Lavaquerie-Klein e Laurence Paix-Rusterholtz
Editora: Companhia das Letrinhas
Temas: Contos populares; Arte
Faixa etária: À partir de 10 anos

Leia também: Porque a África é linda e porque falei pouco sobre o continente aqui, hoje faço duas recomendações. Uma delas é um livro de atividades que dá sequência ao estudo das artes africanas: African Crafts – Fun Things to Make and Do from West Africa (Chicago Review Press). A outra é uma coletânea de contos populares africanos, Contador de Histórias de Bolso – África (Ed. Moderna), com ilustrações do sempre genial Fernando Vilela.