Livro do dia: Aquarela

Livro do dia: Aquarela

Posted by Kátia

A água tem cor? Tem sim, e são várias as suas sutilezas. Ela pode apresentar tons de azul marinho, ou branco, vermelho ou cor de terra. Aliás, a autora do livro do dia, Janaina Tokitaka, conta que teve a ideia para essa história depois de observar duas crianças desenhando e conversando sobre a provável cor da água. Uma dizia que água não tem cor e a outra afirmava que sim, que era aquela cor “azul meio verde”, o verde água. E se você, como a autora (e eu também!), gosta de observar a água em suas várias formas, certamente irá concordar que ela possui múltiplas cores, como uma aquarela. 

Aqui, somos convidados a um belo passeio através das cores e da poesia. A água e sua infinitude, e, claro, muitas e belas pinceladas de aquarela. Uma menininha brinca com a água da mangueira ao sol, e o que vemos são respingos da cor do arco-íris. A água de um lago, como pode ser? Clara ou escura, límpida ou misteriosa. As cores vão se combinando e formando uma sinfonia. 

O oceano, por sua vez, tem um azul denso e profundo. Mas também pode refletir a bela cor dourada da areia. Ou o negro impenetrável das zonas abissais. O mar é azul turquesa, mas no final da tarde, com o pôr do sol, ganha um magnífico tom avermelhado. E o branco da neve que, de tão branco, às vezes parece violeta? 

“Os esquimós acreditam
Que a neve tem mais de mil cores.
De dia um leve amarelo,
Azul, rosa, um campo de flores.” 
 

Um cubinho de gelo visto bem perto da luz pode esconder um cristal em seu interior. E o gigante iceberg, sempre em rumo do desconhecido, deixa o mar com inveja, com sua variedade de cores e sons. Já a água da cachoeira é transparente e cristalina e uma bolha de sabão pode conter todas as cores de um céu na madrugada. Eu sinceramente não sei dizer se aprecio mais o texto ou as ilustrações, é um casamento tão perfeito que emociona de verdade. E já que esses últimos dias estão completamente tempestuosos, que tal observar através da janela (de um sofá bem quentinho, de preferência) e depois me contar quantas cores você encontrou na água da chuva? 

Aquarela
Autora/ilustradora: Janaina Tokitaka
Editora: Brinque-Book
Temas: Arte; Poesia; Natureza
Faixa etária: A partir de 04 anos
 
Leia também: Um dos temas recorrentes na obra de Janaina, o monstro (adoro!) aparece aqui todo peludo e chifrudo – e ainda assim fofo. Tem um Monstro no meu Jardim (Ed. Escrita Fina) narra a jornada de um corajoso menino, que se mune de espada, escudo e até de um canhão para derrotar o tal monstro que está destruindo o seu jardim. Tem poesia, tem aquarela e toda a doçura da autora. Recomendo muuuuito!!!

O sol ilumina a perfeição do peixe-boi e confere à agua uma aura mágica. [Imagem: National Geographic]
01-florida-manatee-670.jpg