Livro do dia: A ilha perdida

Livro do dia: A ilha perdida

Posted by Kátia

Há algum tempo falei da minha admiração pelo escritor Marcos Rey e por tudo o que envolve a Série Vaga-Lume (aqui), lançada pela editora Ática à partir da década de 70. Hoje retorno para comentar sobre mais um livro da coleção, livro este que foi um dos meus preferidos na infância e que li incontáveis vezes – desde pequena tenho esse hábito de reler livros queridos. 

Adoro histórias sobre ilhas perdidas, esquecidas e misteriosas (aqui está uma que me acompanhará eternamente), sempre tive o ideal de vida na natureza, entre bichos e flores. Quando pequena possuía esse sonho de trabalhar com animais, adorava as aulas extracurriculares de ecologia, que eram ministradas num bosque perto de casa, com vários tipos de plantas e insetos. Eu queria mais, ir além, mudar-me para um lugar selvagem, passar o meu tempo estudando, aprendendo e ajudando os bichos. Acabei não levando isso adiante, não no sentido de me formar e trabalhar na área. Mas ainda tenho aquela chama dentro de mim, me chamando para o convívio dos peixe-bois. Dedicação e amor não faltam. Quem sabe um dia. 

As ilhas então desempenhavam esse papel de fascínio, de comunhão máxima com a natureza, de aventuras possíveis. E eu sentia que a ilha perdida do livro estava muito perto de mim, lá em São Paulo mesmo, tudo que eu tinha que fazer era entrar na canoa e remar, como fizeram os irmãos da história, Henrique e Eduardo. Eu era a própria versão feminina de Henrique, a irmã mais velha, destemida, impulsiva, louca de vontade de desvendar os segredos daquele lugar tão abençoado e pleno de cores, aromas, sons, formas. Quando os irmãos desembarcam na ilha, e mais ainda quando se embrenham mata adentro e acabam se perdendo no interior dela, ah, eu quase urrava de emoção. 

Uma vez perdidos, Henrique e Eduardo passam a noite na ilha, não apenas uma, e a tensão aumenta quando o único habitante humano do local – que eles julgavam inabitado – aparece para o irmão mais velho. À partir deste acontecimento, é uma sucessão de sonhos: o homem, Simão, comunica-se com os animais, cuida e é cuidado por eles, alimenta-se dos produtos da terra, confecciona seus próprios utensílios e roupas. Vive numa gruta com o papagaio Boni, o veado Lucas, os macacos chamados de Um-Dois-Três-Quatro-Cinco e mais uma tartaruga, uma oncinha e um morcego. Conhece as propriedades medicinais das plantas e zela por tudo o que está ao seu redor. Não sei se eu fui a única a me sentir assim, mas eu queria ficar perdida ali com ele e não voltar mais. Claro que não é isso o que acontece, mas não posso entregar o final. Leia, releia, apaixone-se, imagine-se, transporte-se para esse clássico que me incentivou a amar e a respeitar a perfeição da natureza :D 

A ilha perdida
Autora: Maria José Dupré
Editora: Ática
Tema: Aventura; Natureza
Faixa etária: À partir de 10 anos
 
Leia também: Eu acho que ainda não falei do meu carinho pelo personagem Tintim, criado pelo belga Hergè em 1929 e é claro que ele merece um post só dele. Mas como estamos falando sobre ilhas hoje, não resisti. Em A Ilha Negra (Ed. Quadrinhos na Cia.), Tintim, para variar, é perseguido por muitos bandidos e vai parar na tal ilha, na Escócia, onde se esconde uma fera horrenda. Adoro!

Island in the Sun, vídeo fofo da música de uma das minhas bandas mais queridas, Weezer
island-in-the-sun.jpg