Livro do dia: Pedacinhos alegres do Brasil

Livro do dia: Pedacinhos alegres do Brasil

Posted by Kátia

Hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, é preciso que nos voltemos para dentro de nós mesmos, da nossa cultura, do nosso país. Porque como diz a autora do livro do dia, Lúcia Pimentel Góes é necessário conhecer para amar. E para proteger também. Então, é tempo de nos tornarmos íntimos de cada pedacinho de terra do nosso vasto chão, cada planta, árvore, fruta, animal. Beleza nós temos de montão por aqui, mas é preciso preservar, conscientizar. Através de rimas divertidas e das lindas ilustrações da sempre fabulosa Lúcia Hiratsuka conhecemos alguns pedacinhos tão diferentes e ricos do Brasil. 

Do sudeste vem a tradição rural, o cuidado com a terra, o carro de boi forte cheio de espigas de milho secas para alimentar os galos, galinhas e pintinhos. É neste cenário que aparece a galinha-d’angola (ou galinhola), que apesar de cantar aos quatro ventos “tô fraco, tô fraco”, é bem esperta e destemida, encarando o carro de boi de madeira nobre com suas grandes e pesadas rodas. Depois é a vez da menina Rosa, do Pará, que adora o açaí de qualquer forma. Ela até sonha acordada com a incrível frutinha de polpa roxa. Onde quer que vá, Rosa fica de olho na barraca de açaí, que tem uma bandeirinha na porta avisando: aqui tem gostosura. Ai, suco de açaí, que delícia! E para a pequena Rosa, açaí a qualquer hora: “No almoço, no lanche, na janta, não adianta! Rosa gulosa faminta”... 

E, se comer o açaí é maravilhoso, imagina só conhecer todos os tipos de palmeiras que dão o fruto! Chamado também de açaizeiro, as palmeiras chegam a medir até 30 metros, com longos cachos dos quais brotam os frutinhos. Tem o açaí-chumbo, bem alto, cujas folhas atingem até três metros de comprimento. Seus frutos não produzem um vinho de sabor tão agradável, mas os palmitos são sensacionais! Outro tipo de palmeira é o açaí-da-mata, que só se encontra em matas fechadas. O açaí-terra-firme, lindo, muito utilizado como ornamento de ambientes; e o açaí-do-alto-amazonas, que dá bom vinho e, ao contrário de seus parentes, geralmente encontra-se isolado. Eu adorei saber mais sobre o açaí e fiquei morrendo de vontade de provar o pirão de açaí que a menina Rosa tanto ama! Deve ser o máximo!

Bom, em seguida temos o Sul e seus belos vinhedos. Encontramos então uma mula gulosa, que carrega os balaios de uvas recém-colhidas. Ela acaba fugindo com toda a produção do dia e se lambuza de tanto comer uva. Que danada!No Pantanal, lugar mágico de encher os olhos, é celebrado o nascimento de Zezé, um jacarezinho que tem como madrinhas duas criaturas que eu adoro, a anta e a capivara. Você sabia que a anta pode ter até dois metros de comprimento e pesar mais de 200 quilos? Mas com aquela trombinha tão fofa não tem como ficar com medo - e os filhotes são especialmente lindos, rajadinhos de branco e marrom. A onça-pintada, a jaguatirica, o tamanduá-bandeira, os jabutis, tartarugas, tracajás e lagartos também comparecem à festa de Zezé, assim como os jaburus, os colhereiros, a seriema e até o boto! Mas tudo fica complicado quando a sucuri e a jiboia dão as caras, e também a piranha e a ariranha. Os bichos da mata nem pensam duas vezes, pernas pra que te quero! Enfim, um ótimo painel sobre as nossas preciosidades, agora é se aprofundar e compartilhar as descobertas com os seus amigos. Bora lá? 

Pedacinhos alegres do Brasil
Autora: Lúcia Pimentel Góes
Ilustradora: Lúcia Hiratsuka
Editora: Paulinas
Tema: Natureza
Faixa etária: A partir de 04 anos 
 
Conheça também: Eu sei que sou suspeita para falar, afinal de contas são os meus animais favoritos no mundo, os quais irei proteger eternamente. Mas a verdade é que, preferências à parte, o livro Peixe-Boi – A História da Conservação de um Mamífero Brasileiro (DBA) é simplesmente magnífico e conta um pouquinho do trabalho do pessoal super do bem do Projeto Peixe-Boi. Aqui você vai saber tudo sobre as tecnologias empregadas para salvar e reintroduzir esse colosso - infelizmente ameaçado de extinção - à natureza. Fora as imagens que são lindas de viver. 

Be my manatee ♥♥♥♥♥ [Ilustração de hannakin]
manatee-hannakin.jpg