Livro do dia: Marcelino Pedregulho

Livro do dia: Marcelino Pedregulho

Posted by Kátia

Hoje é Dia do Amigo e Dia Internacional da Amizade, vocês sabiam? Então, Feliz Dia do Amigo para todos os meus amigos, reais e virtuais :D  Olha, eu pensei em compartilhar muitos livros aqui hoje, cogitei vários, mas sempre acabava voltando para Marcelino Pedregulho, de longe o meu livro preferido sobre a amizade. E ainda que eu tenha postado ontem um livro da editora Cosac Naify (prefiro promover a diversidade), não vai ter jeito, é perfeito demais para ser deixado de lado. 

Marcelino é um menino comum, a não ser por um motivo: ele ruboriza nas horas mais improváveis. E não pensem que ele fica vermelho de vergonha ou porque aprontou uma daquelas, não, não é isso. Por exemplo, ele fica vermelho na hora de dormir, é algo que ele simplesmente não consegue controlar. Por causa disso, as outras crianças riem dele. Ele não é um menino infeliz, mas sente-se deslocado. 

Então surge Renê Rocha, garoto violinista com um problema ainda mais peculiar que o de Marcelino: ele espirra o tempo todo. A identificação é imediata e os dois tornam-se grandes amigos. São inseparáveis, conversam sobre tudo. Adoram brincar de esconde-esconde, apesar de nunca serem bem-sucedidos na brincadeira. Imaginem só, o Marcelino escondido, todo vermelho, dá para vê-lo de longe! E o Renê então, pode-se ouvir seus espirros a quilômetros de distância...enfim, os dias correm e de repente Renê muda-se do bairro. Será que o tempo e a distância impossibilitarão a amizade? Ou os amigos conseguirão se reencontrar? Não dá para entregar assim, vocês têm que ler até o final. 

Jean-Jacques Sempé é um gênio do cartum. A série O Pequeno Nicolau, parceria histórica de René Goscinny (criador de Asterix) e Sempé é umas mais aclamadas – e amadas – da literatura infantil. Só para vocês terem ideia, ele é como o Menino Maluquinho da França. O tom sempre irônico, bem-humorado, conquistou fãs no mundo inteiro. A Cosac publicou ainda mais dois lindíssimos livros de Sempé, Raul Taburín (também sobre a amizade), e o recém-saído do forno Senhor Lambert (que fala sobre a vida e a gastronomia parisiense, logo mais aqui). Então é isso, dê aquele abraço nos amigos e passe adiante a adorável história de Marcelino Pedregulho.

Marcelino Pedregulho
Autor/ilustrador: Jean-Jacques Sempé
Editora: Cosac Naify
Temas: Amizade; Preconceito
Faixa etária: À partir de 04 anos 

Leia também: Um livro adorável que descobri esses dias trata da amizade entre duas crianças completamente diferentes. Bruno e João (Ed. Jujuba), fala sobre a convivência diária dos meninos, com o enfezado e invocado João defendendo sempre o grandalhão de coração mole Bruno. Fofo demais!