Livro do dia: O alvo

Livro do dia: O alvo

Posted by Kátia

Numa cidadezinha da Polônia do século XIX, vivia um professor que possuía o dom da palavra. Ele sempre encontrava a história exata, para a pessoa certa na hora oportuna. Sua sabedoria ajudava os habitantes da cidade nas horas de dúvidas e conflitos, e o professor era muito amado por conta disso. 

Um dia, um de seus alunos faz uma pergunta que já rondava a mente de todos os demais: Como o professor conseguia sempre escolher a história certa? Adivinhem como o professor responde...contando uma nova história, claro!

Nela, um jovem descobre a paixão pelo arco e flecha e passa muitos anos treinando para se tornar o melhor arqueiro do mundo. Mas, quando descobre uma cerca pintada com 100 alvos e flechada em todas elas no centro, questiona aquele que diz ser o autor dos disparos: uma criança de dez anos. 

Mais uma vez Ilan Brenman me encanta, desta vez adaptando um tradicional conto europeu. O mais divertido, no entanto, é acompanhar o buraco no centro do livro, que representa o alvo e assume várias funções diferentes. Adorei!

O alvo
Autor: Ilan Brenman
Ilustrador: Renato Moriconi
Editora: Ática
Tema: Contos populares
Faixa etária: À partir de 07 anos 

Leia também: Outro personagem que possui o “dom das palavras”, ainda que num contexto um pouco mais sombrio, é Mortimer Folchart, ou simplesmente Mo, protagonista da saga Coração de Tinta (Ed. Companhia das Letras). 

Storyteller, por Bjorn Rune Lie
bjorn-rune-lie-storyteller.jpg