Livro do dia: O círculo do destino

Livro do dia: O círculo do destino

Posted by Kátia

É possível controlar e mudar o destino? É justamente o que nos conta esta parábola. Garuda, a águia celestial do deus hindu Vishnu, vê o deus da morte rondando um pássaro de beleza extraordinária e decide salvá-lo, levando-o para longe. Seria desleal enganar a morte? 

Sei que as narrativas curtas com lições de moral são bastante tradicionais em livros infantojuvenis, mas garanto que você nunca viu uma obra como esta. O livro é ilustrado no tradicional estilo de arte patachitra, oriundo de Orissa, leste da Índia. Vou falar aqui mais sobre a arte do que sobre o texto, pois trata-se de algo incrível e pouco visto antes em livros. 

A arte patachitra teve início em torno do templo de Puri, em Orissa, onde artistas pintavam nos muros imagens e histórias dos deuses locais. As pessoas que iam ao templo gostavam de levar para casa lembranças de sua visita, e assim os artistas começaram a criar pergaminhos e cartões com contos e histórias tradicionais. Estes foram os primeiros patachitras. 

Patachitra significa pintura em tela (pata=tela especial feita de pano; chitra=pintura). É muito comum o trabalho coletivo neste tipo de pintura. Os artistas trabalham juntos em suas casas ou na praça da cidade. As crianças ajudam os pais e com eles aprendem esta arte. Que tal aprender sobre a arte patachitra você também? 

O Círculo do Destino
Autores: Sirish Rao e Raja Mohanty
Ilustrador: Radhashyam Raut
Editora: WMF Martins Fontes
Tema: Arte 

Leia também: Eu só poderia indicar A Vida na Água, livro-irmão de O Círculo do Destino, que também faz parte da série de arte indiana da Tara Books publicada no Brasil pela WMF. De confecção artesanal, desde a manufatura do papel até a costura e a encadernação. A gravação das ilustrações em serigrafia e a impressão do texto também são feitas manualmente. Coisa linda de se ver!!!

Deslumbrante
circle-of-fate2.jpeg