Livro do dia: Os contos de Beedle, o Bardo

Livro do dia: Os contos de Beedle, o Bardo

Posted by Kátia

Finalmente o site Pottermore (a gigante enciclopédia interativa de Harry Potter) abriu as portas ao mundo. E, para comemorar, falo hoje sobre um livrinho bem conhecido dos fãs da saga do bruxinho. Não importa se você leu toda a coleção ou só viu os filmes, de qualquer forma você conhece O conto dos três irmãos, incluso em Os contos de Beedle, o Bardo. 

Para as poucas criaturas que estavam fora de órbita, explico que Os contos de Beedle, o Bardo, são histórias populares para jovens bruxos, contadas à hora de dormir. O volume é composto por cinco contos, a saber: O bruxo e o caldeirão saltitante, A fonte da sorte, O coração peludo do mago, Babbitty, a coelha, e seu toco gargalhante e o tão famoso O conto dos três irmãos. 

São histórias similares aos contos de fadas dos trouxas (pessoas não mágicas), com a diferença óbvia de que os heróis aqui são praticantes de magia, ainda que a resolução de seus problemas muitas vezes não se resuma a um comando de varinha. O que eu gosto mesmo nos contos é a força feminina, as bruxas tomando as rédeas de seu destino ao invés de esperar pelo príncipe na torre. 

O meu preferido é a A fonte da sorte, no qual somos apresentados à três bruxas e às suas misérias. Uma vez por ano, entre o nascer e o pôr-do-sol do dia mais longo, um único infeliz recebe a oportunidade de competir para chegar à tal fonte, banhar-se em suas águas e ter sorte a vida inteira. Mas essas três mulheres apiedam-se umas das outras e decidem unir-se para a árdua jornada de chegar até lá. Uma ótima história com um surpreendente final, para todos nós fãs de magia. 

Os contos de Beedle, o Bardo
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Tema: Fantasia
Faixa etária: 7-11 

Assista também: Quem gosta de magia e do universo Harry Potter, certamente é aficionado por criaturas fantásticas. Um filme que adoro é As Crônicas de Spiderwick (The Spiderwick Chronicles, 2008), baseado nos ótimos livros de Tony DiTerlizzi, no qual três irmãos encontram o guia de campo – um livro que reúne todos os segredos sobre os seres mágicos. Tem trasgos, ogros, fadas e muito mais.

The Fairy Circle, por Carlton Alfred Grant, 1895
carlton-alfred-grant-the-fairy-circle-1895.jpg