Livro do dia: As aventuras do avião vermelho

Livro do dia: As aventuras do avião vermelho

Posted by Kátia

E cá estou eu aqui novamente falando sobre um livro do muso Erico Verissimo. Fiquei muito feliz com a notícia da produção do longa animado Avião Vermelho, que será lançado no primeiro semestre do ano que vem. O site do filme está nos Links Legais, não deixe de acessar e conferir as novidades. Então, vamos à história! 

Fernando é um menino um tanto mimado, que vive fazendo malcriações. Briga com todo mundo, arranha a cara da cozinheira e mostra a língua para os mais velhos. Seu pai é um engenheiro muito ocupado, por isso compra os bons modos do garoto com presentes. Numa de suas barganhas, Fernando acaba ganhando um livro sobre as aventuras do aviador Capitão Tormenta, e daí a sua vida muda completamente. Mais calmo, concentrado na leitura, o menino fascina-se pelas incríveis viagens do Capitão na China, Índia, África. Dias depois, ganha um pequeno avião vermelho, igual ao de seu herói e decide que voará nele custe o que custar. 

Brincando no escritório do pai, encontra uma lente de diminuição, que deixa um lápis do tamanho de um alfinete. Pronto, resolvido o problema dimensional, Fernandinho vai aprontar a mala para a viagem: roupas quentes, botas, uma espingarda de rolha, chapéu de explorador, lata de biscoitos, bananas e um pote de geleia. Mas, e os companheiros de aventura? Um bom explorador sempre leva amigos consigo, para o caso de encontrar tribos de índios malvados, salteadores e feras. Os eleitos são Ursinho, um urso ruivo muito engraçado, feito de pano, e Chocolate, um boneco preto de louça. Todos se postam debaixo da lente, quer dizer, do vidro mágico e ficam muito, muuuito pequenos. Fernandinho está agora do tamanho de um dedo mindinho. À bordo do avião vermelho, eles ganham a noite. 

Logo o menino fica com vontade de tomar sorvete e, qual o melhor lugar para comprar sorvete? A Lua, claro! Chegando lá, os nossos herois descobrem que tudo é feito de gelo. As cidades, as casas, os automóveis e até os homens, que além de tudo têm pernas de sapo e olhos de mosca. Eles também falavam tudo de trás para frente e inclusive faziam as coisas ao contrário. Por exemplo, na sorveteria os fregueses ficavam do lado de dentro do balcão. E em vez de pagar os sorvetes, eles recebiam uma moeda dos atendentes. Hilário! Fernandinho e sua trupe têm ainda muitas aventuras pela frente, enfrentando criaturas bizarras e divertidas. Acho que você vai curtir muito a companhia desta turminha. Basta escolher um lugar, usar sua imaginação, e o avião vermelho vai te levar para lá :D

As aventuras do avião vermelho
Autor: Erico Verissimo
Ilustradora: Eva Furnari
Editora: Companhia das Letrinhas
Temas: Aventura; Universo infantil
Faixa etária: 07-11 

Leia também: Você já conhece o Luis Fernando Verissimo, filho de Erico? Não? Então leia o ótimo O arteiro e o tempo (Ed. Berlendis & Vertecchia) no qual um menino trava longas conversas com o próprio tempo. Por que o tempo demora tanto para passar durante o ano escolar? As férias custam a chegar, não é verdade? O tempo tem muitas coisas para contar para o menino e para você também. Aproveite bem essa gostosa conversa.