Livro do dia: Enamorados

Livro do dia: Enamorados

Posted by Kátia

Olha que foi muuuuito difícil escolher um livro para o Dia dos Namorados, são tantos exemplos adoráveis que caberiam aqui tranquilamente, mas decidi escrever sobre um livro da francesa Rébecca Dautremer, artista cujo trabalho desejo há tempos compartilhar com vocês. A primeira vez que vi um livro dela na minha frente, há alguns anos, foi um tremendo choque! A capa, o projeto gráfico, as cores, luzes, sombras...não podia ser de outra forma, foi amor à primeira vista (e hoje é o dia perfeito para falarmos sobre esses amores, certo?). 

Enamorados conta a história de duas crianças que estão naquela fase em que o sexo oposto começa a despertar curiosidade e interesse (ainda que eles nem percebam isso). Ernesto, moleque loiro com cara de danado, adora provocar a amiga Salomé: puxa o cabelo dela, pega seus óculos sem permissão, uma implicância sem fim. Chateada, Salomé se queixa com a mãe, que responde prontamente que Ernesto está enamorado dela. Mas o que é mesmo estar enamorado? 

Na escola, na hora do recreio, Salomé conversa com os amiguinhos e cada um tenta encontrar a solução para o mistério do “estar enamorado”. Um deles diz que enamorados são coisas de contos de fadas. Ah, tá, mas contos com príncipes e princesas? Com espadas? Reis, rainhas, dragões? Então os enamorados seriam de mentirinha, coisa de ficção? Não!!! Outro diz que é ficar envergonhado e um tanto hipnotizado. Salomé entende que estar enamorado é também estar um tantinho louco. Um outro ainda diz que é coisa do coração. Mas, como assim, o coração doi? Dá febre, te deixa doente? Ai que canseira estar enamorado! 

Não, não, estar enamorado é algo importante, é algo que se deseja para a professora, para a melhor amiga. Então, é coisa de menina? Não, de menino também! Enamorado é como estar num sonho, flutuar no céu. Com flores. E ter asas! Logo chega Ernesto, o enamorado, que toma a bolsa de Salomé, pisa em seu casaco. E a garotinha pensa com seus botões que os amigos precisam urgentemente explicar a Ernesto o que é estar enamorado. Coisa linda, maravilhosa, deslumbrante. Ah, e o livro vem acompanhado de pequenos cartões de amor, para você se declarar para seu amado secreto ou presentear seus amigos queridos. Feliz Dia dos Namorados para todos!!! 

Enamorados
Autora/ilustradora: Rébecca Dautremer
Editora: Salamandra
Temas: Amor; Universo infantil
Faixa etária: À partir de 07 anos 

Leia também: Hoje eu sou puro sentimento e quero compartilhar uma outra história de amor, desta vez para os adolescentes que curtem um belo romance medieval. Tristão e Isolda (Ed. Ediouro) conta as loucuras do amor proibido entre o cavaleiro Tristão, da região da Cornualha, e a bela princesa irlandesa Isolda. Sou fã!!!