Livro do dia: Muncle Trogg - O menor gigante do mundo

Livro do dia: Muncle Trogg - O menor gigante do mundo

Posted by Kátia

Quando eu me deparei com o primeiro livro da série Muncle Trogg, imaginei que se tratava de uma cópia de Como Treinar o seu Dragão – culpa talvez da editora que publica ambas as coleções no Brasil, já que o design da capa e a estrutura dos livros são praticamente idênticos. Mal sabia eu que Muncle Trogg era o projeto de vida da adorável escritora Janet Foxley, que só agora, aos sessenta anos, decidiu compartilhar a história de seu tristonho e diminuto gigante conosco. Sorte a nossa. Logo de cara senti a diferença entre as duas aclamadas séries: Muncle Trogg é de uma intensa melancolia e o tema do preconceito é abordado ao longo de todo o livro. 

Muncle Trogg nasceu com uma anomalia que o difere dos demais gigantes: mesmo aos dez anos de idade tem o físico de um bebezinho. Ele é o irmão mais velho de Gritt, que vive a arremessá-lo pelos ares, e da “pequena” Flubb, que ainda não sabe falar mas aparenta ter mais força do que o pobre coitado. Apesar do tamanho minúsculo e do corpo franzino, Muncle é um gigante adorável: tem a pele bonita (cinzenta e salpicada de verrugas peludas), as sobrancelhas espessas e o nariz carnudo de seu Pá e os olhos esbugalhados e os dentes amarelos e tortos de sua Mã. Seu único problema é sentir-se deslocado no mundo. O irmão o atormenta, o pai o ignora e na escola ele é humilhado por colegas e professores. 

O pior de tudo é que o exame final da escola de Gigantia está chegando. O sucesso nas provas garante a ele um futuro e um bom emprego. Mas o que Muncle pode fazer para sair-se bem nas provas? Ele cursa apenas duas disciplinas, Ciência dos Dragões e Estudo dos Pequenotes – as únicas que não têm força como pré-requisito. Mas não se sente seguro em nenhuma delas. É preciso ressaltar que a sociedade dos gigantes não tem nenhum contato com a dos humanos. Muncle nunca vira um humano antes, apesar de julgar que poderia se passar por um deles. Há séculos atrás, os gigantes escravizaram os humanos (quer dizer, os pequenotes), que se rebelaram e criaram as tais “varas mágicas mortíferas”. Desde então, os gigantes foram obrigados a fugir e a viver nas profundezas do Monte das Lamentações. 

Ao visitar o Sr. Biblos, o Sábio Homem a serviço do Rei e da comunidade, Muncle conhece um pouco mais da história dos pequenotes e até experimenta as roupas humanas expostas no museu. É então apresentado a um frágil manuscrito que seria o livro de magia dos pequenotes, um livro que os gigantes não sabiam ler, mas que poderia ser a redenção de seu povo contra aqueles que os expulsaram. Com o intuito de se formar e ajudar a família, Muncle decide conhecer o mundo exterior, o mundo dos pequenotes e à partir daí é confusão que não termina mais. Além da crueldade e da maldade de gigantes e humanos, Muncle entenderá o valor do amor e das novas amizades, seja na forma de uma doce e risonha garotinha ou na de um dragão um tanto rebelde. Uma deliciosa aventura para rir e chorar. Agora não vejo a hora de começar Muncle Trogg e o Burro Voador. Super recomendo Smile

Muncle Trogg – O menor gigante do mundo
Autora: Janet Foxley
Ilustrador: Steve Wells
Editora: Intrínseca
Temas: Preconceito; Amizade; Família; Fantasia
Faixa etária: A partir de 10 anos 
 
Assista também: Baseado na obra do poeta e querido autor infantil Ted Hughes, a animação O Gigante de Ferro (The Iron Giant, 1999) conta a história do solitário garoto Hogarth, que faz uma improvável amizade com um gigante alienígena lá pelos idos da década de 1950, no Maine. O filme foi indicado a vários prêmios, como o Hugo e o Nebula Award. Lindo, imperdível. 

O Gigante de Ferro, por Laurent Durieux. Porque delicadeza e amor não enxergam tamanho, cor ou espécie.
iron-giant-laurent-durieux.jpg