Livro do dia: Kokeshis

Livro do dia: Kokeshis

Posted by Kátia

Assim como as matriochkas são o símbolo da Rússia (leia mais aqui), as kokeshis - bonequinhas de madeira feitas a mão, de corpo liso pintado com motivos florais, cabeça avantajada e rostinho delicado – são a cara do Japão. Elas surgiram no período Edo (1600-1868) e, para atestar o perfeccionismo japonês (com o qual me identifico muito), seguem padrões rigorosos de confecção. Há muita simbologia na história das kokeshi, mas é certo que representam sorte, felicidade e longevidade. 

O livro do dia é na realidade um conjunto de livros de atividades fofíssimos, embalados numa kokeshi gigante que guarda lindos segredos. Dentro dela, há quatro kokeshis menores: o conto japonês O Segredo de Mitsuko, que conta a história de sete kokeshis muito especiais e que vem acompanhado de uma cartela de adesivos decorativos; um caderno que ensina o passo a passo para desenhar as bonecas; um kit de papéis de origami com estampas maravilhosas e um pequeno guia de modelos; e uma mini kokeshi que você pode usar como marcador de livro. 

Em O Segredo de Mitsuko, uma bela e talentosa jovem vive com seu avô além das montanhas do Sétimo Dragão. Ela borda lindamente com fios de seda e é muito amada por toda comunidade. Mitsuko é responsável pelos quimonos das jovens que irão se casar. Ela enfeita seus coques com flores de cerejeira. As crianças também a adoram, porque ela faz pipas que dançam no céu. E pássaros coloridos de origami. Sem ela, a aldeia seria triste, cinzenta, vazia. Mas Mitsuko tem um doce segredo guardado em seu coração: um amor inatingível. 

Todos os dias ela admira uma casa imponente que se ergue sobre a beira da estrada. Com um portão exuberante esculpido em madeira, um jardim de árvores podadas e um campo com cavalos a perder de vista, a residência é lar do rico vendedor de chá Jiro-san. Lá também vive seu filho Kintaro, o amor impossível de Mitsuko. Cego de avareza, Jiro-san não permite que o filho saia de casa. O jovem não tem amigos com os quais se divertir, não sabe jogar, brincar, nem empinar uma pipa. Entretanto, do alto de sua janela, ele vê Mitsuko. E quando os olhares de ambos se encontram, o amor acontece. 

Um dia Mitsuko não vê seu amado na janela e fica preocupada. Ela vai dormir triste, e tem sonhos horríveis. No outro dia, tudo se repete. Onde estaria Kintaro? Logo Mitsuko descobre que ele ficou doente, impedido pelo pai de viver a vida em toda a plenitude. Mitsuko confecciona uma kokeshi, a fim de distrair Kintaro da solidão e, quem sabe, curar a sua tristeza. Ela passa a noite inteira trabalhando arduamente, dando vida à delicada bonequinha de madeira. Quando Kintaro acorda, há uma mini Mitsuko em sua janela, derramando amor sobre ele. A cada dia, uma nova kokeshi vem juntar-se às demais e, quando a sétima lhe saúda, Kintaro finalmente se levanta. O vendedor de chá rende-se ao amor e abençoa a união do casal. Muito romântico. Seja qual for sua idade, é certo que também irá se apaixonar por essas kokeshis. Eu vou correndo fazer meus origamis e espalhar meus adesivos por aí, aproveite você também Smile

Kokeshis
Autora: Brigitte Delpech
Ilustradora: Corinne Demuynck
Editora: Salamandra
Temas: Livro de atividades; Cultura japonesa
Faixa etária: A partir de 01 ano 
 
Leia também: Aoki (Ed. Cia das Letrinhas) também é uma kokeshi, que viaja para Tóquio a fim de encontrar sua amiga Yoko. Juntas, elas ensinam palavras em japonês e nos levam para conhecer vários lugares bacanas da cidade. Simplesmente adorável. 

Uma simpática kokeshi sorri para você [arte de Miliedessine]
kokeshi_by_miliedessine.jpg