Livro do dia: Vovô Verde

Livro do dia: Vovô Verde

Posted by Kátia

Inspirados pela primavera (e com esperança de que essa chuva dê uma trégua!), continuamos com o tema flores e jardins. O livro do dia, no entanto, conta uma história diferente, sobre longevidade, traçando um paralelo entre a vida extraordinária de um senhor e as árvores que ele cultiva. Este é o mais novo trabalho de Lane Smith, do ótimo É um livro (aqui) e foi agraciado com o Caldecott Honor em 2012. As ilustrações destacam o verde em textura de folhagem, com árvores podadas em formas ornamentais (esta arte é conhecida como topiaria) que contam a saga do nosso herói. 

Narrada por seu único bisneto – que caminha com um carrinho de ferramentas pelo jardim de seu ancestral - a história acompanha o vovô desde o seu nascimento, quando era apenas um bebê cabeçudo que chorava muito. Vovô Verde nasceu há muitos, muitos anos, incontáveis anos antes da chamada era tecnológica. No tempo do vovô não existia celular, nem computador. E nem ao menos televisão. Ele cresceu numa fazenda, cercado por animais, hortas e pomares. No quinto ano da escola, vovô pegou catapora, teve que ficar de cama, e aí descobriu o fantástico mundo dos livros (os personagens de O mágico de Oz aparecem nas árvores podadas e eu quase morri de tanto amor). 

O sonho do vovô era o de estudar horticultura, mas veio a guerra e ele partiu. Muitas coisas aconteceram durante a guerra, e nós podemos acompanhar todos os perigos pelos quais passou. As árvores representam a sua vida, medos, vitórias, tristezas e alegrias. Logo vovô conhece o amor de sua vida em um café, e depois da guerra eles se casam. O menino segue pelo jardim, passa por árvores que representam o amor de vovô e vovó, e por um labirinto, que o casal de apaixonados certamente percorreu inúmeras vezes. Juntinho. 

Vovô e vovó tiveram muitos filhos, netos, e, claro, o bisnetinho que conta a história. Vovô, que antes possuía uma bela memória, anda meio esquecido ultimamente. Por exemplo, ele esqueceu seu chapéu preferido no alto de uma árvore-elefante. O neto recolhe o chapéu e finalmente encontra o vovô jardineiro, mestre na arte da topiaria, que está dando vida a uma nova figura. Afinal, não importa que ele esqueça o chapéu de vez em quando, o seu jardim encantado recorda-se das coisas mais importantes por ele ♥ 

Vovô Verde
Autor/ilustrador: Lane Smith
Editora: Companhia das Letrinhas
Temas: Amor; Família; Natureza
Faixa etária: A partir de 04 anos 
 
Leia também: Se o livro do dia inspirar o jardineiro que existe dentro de você, não deixe de conferir Meu Primeiro Livro de Jardinagem (Publifolha), que ensina como cultivar flores, ervas, legumes, frutas e verduras. Além disso, há lindos projetos para a decoração de seu jardim, como a confecção de vasos, casinhas e até um espantalho fofo. Mãos à obra!

Edward Mãos de Tesoura, o maior artista da topiaria de todos os tempos. Amo muito!!!
edward-scissorhands2.jpg